Dos Gabinetes-Dresch defende alimentos orgânicos na alimentação escolar durante Encontro de Agroecol


30/05/2012 - 16h20min

Dresch defende alimentos orgânicos na alimentação escolar durante Encontro de Agroecologia da Rede Ecovida

Dresch defende alimentos orgânicos na alimentação escolar durante Encontro de Agroecologia da Rede Ecovida

O 8º Encontro de Agroecologia, promovido pela Rede Ecovida de Agrecologia, mostra a resistência e o crescimento de agricultores que se desafiaram a produzir de maneira agroecológica e sustentável. A alternativa de produção não exclui agricultores, não contamina o meio ambiente e não coloca em risco a saúde do trabalhador e dos consumidores. Essa foi a análise feita pelo deputado Dirceu Dresch (PT), na segunda-feira (28), durante a abertura da Feira de Saberes e Sabores, evento paralelo ao encontro, que acontece até hoje (30), na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Dresch, que coordena a Frente Parlamentar de Agricultura Familiar e Assistência Técnica Rural (Ater), defendeu e explicou o projeto de lei de sua autoria, em tramitação no Legislativo, o qual determina que 20% dos alimentos servidos aos alunos da rede pública de ensino sejam orgânicos, produzidos sem agrotóxico. “Queremos despertar a sociedade, levar esse debate do que significa a alimentação saudável para dentro das escolas. É preciso uma mudança nos hábitos alimentares da população, e isso começa na escola”, argumentou. Ele também destacou que a Assembleia Legislativa prepara uma campanha institucional de incentivo à alimentação saudável. “Provocamos isso no Legislativo, junto com outros parlamentares, e a Assembleia fará uma ampla campanha de conscientização.”
O deputado destacou ainda a aprovação de emenda de sua autoria que destina R$ 500 mil para ações de apoio e fomento à produção orgânica no Orçamento do Estado para ano de 2012. Na avaliação dele, quebrou-se um paradigma garantindo pela primeira vez uma rubrica específica no Orçamento para desenvolver uma política de fomento à produção agroecológica. Em Santa Catarina há mais de 3 mil famílias produzindo alimentos limpos de agrotóxico. “Porém, falta uma política de apoio consistente, por parte das empresas públicas Epagri e Cidasc, à pesquisa e ao fomento da produção orgânica”, lamentou Dresch.

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch
Líder do PT na Assembleia Legislativa
(48) 9944 0190

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias