
O deputado Sargento Amauri Soares (PDT) se somou ao Movimento SOS Rio da Madre para defender a instalação de saneamento básico em uma das praias mais importantes para o turismo do litoral catarinense, a Guarda do Embaú, em Palhoça. O movimento é composto por moradores, surfistas, comerciantes, pousadeiros, barqueiros e artistas, e está buscando apoio de autoridades políticas e personalidades para solucionar os problemas da comunidade, que afetem o turismo, a economia e o bem estar das pessoas.
No bairro, esgoto a céu aberto percorre o calçamento até a entrada da praia, onde o rio encontra o mar, causando odores desagradáveis e espantando os visitantes. Há suspeitas também de que o agrotóxico usado na produção de arroz polui o rio.
Em pronunciamento na tarde de quarta-feira (23), Soares parabenizou a comunidade pela mobilização e pediu solução aos dois principais problemas: falta de saneamento e contaminação. “Os poderes públicos precisam tomar consciência, as autoridades precisam ser cobradas e o saneamento básico é uma exigência legal”, defende. “Eles [os manifestantes] estão aqui para defender a vida do rio, que está sendo destruído pela poluição”, disse, sobre a presença da comunidade nas galerias da Assembleia Legislativa.
O Rio da Madre nasce na Serra do Tabuleiro, corta parte da cidade de Paulo Lopes e deságua em Palhoça, na comunidade chamada Guarda do Embaú. Antes de desaguar no oceano, o rio percorre um trajeto de cerca de dois quilômetros paralelo à praia, criando uma restinga entre o rio e o mar. A praia, na opinião do deputado, é uma das mais bonitas de Santa Catarina.
Em manifesto, o movimento pede:
1 – Saneamento básico urgente, principalmente no centrinho da vila da Guarda do Embaú e região;
2 – Identificar e lacrar imediatamente os pontos de lançamento de esgoto;
3 – Controle e fiscalização dos rizicultores;
4 – Plantio de mudas de árvores nativas nas faixas de APP do Rio da Madre, como forma de proteção aos ecossistemas do rio;
5 – Exigência de adoção de critérios ambientais, baseados no princípio de precaução, na aprovação de planos diretores na área da baixada do Embaú.
Alexandre Brandão
Assessor de imprensa do gabinete do deputado Sargento Amauri Soares
(48) 3221-2640 e 9911-0272
contato@sargentosoares.com.br

