Dos Gabinetes – Deputado Jailson conhece métodos de sustentabilidade com o Instituto Lixo Zero


18/05/2012 - 17h38min

Sessão Ordinária – Manhã – Jailson Lima (PT)

Sessão Ordinária – Manhã – Jailson Lima (PT)

Na próxima sexta-feira (25), o deputado e 1º secretário da Alesc, Jailson Lima (PT), irá acompanhar uma comitiva formada pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio Itajaí (Amavi) para conhecer os métodos de inovação na área do desenvolvimento sustentável e reciclagem de lixo nos países da Escandinávia, no norte da Europa.
A comitiva também contará com a presença do deputado Aldo Schneider (PMDB), do deputado federal Edinho Bez (PMDB/SC), além de membros da Amavi e demais participantes e interessados no desenvolvimento da sustentabilidade em Santa Catarina.
A viagem foi organizada pelo Instituto Lixo Zero, que levará a comitiva catarinense para visitar cidades, empresas, centros e organizações preocupados com a gestão de resíduos, energia, urbanismo e projetos que promovam um estilo de vida sustentável. Entre outros lugares, está Borås – uma cidade que recicla, em média, 98% do lixo produzido, enquanto no Brasil, esta média é de menos de 4%.
O Instituto Lixo Zero Brasil é movido pelo desafio de promover e divulgar o conceito lixo zero através de ações, desenvolvendo e garantindo o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito ao meio ambiente.
Formado por uma sociedade civil autônoma sem fins lucrativos, sediada em Florianópolis, líder no setor Lixo Zero brasileiro, expandiu as atuações para estar entre os maiores institutos integrados em Lixo Zero no mundo.

O objetivo da missão é provocar ideias, trocar conhecimentos e experiências, aprendendo métodos concretos, políticas e ferramentas para trabalhar com gestão de resíduos de uma forma criativa e eficiente.

Aqui estão alguns dos locais que serão visitados:

Malmö – O pensamento da cidade sustentável.

Copenhague – Os projetos de energia vital.

Gotemburgo – Biogás, Parques de Reciclagem e Reuso.

Oslo – Centro de reciclagem, gestão de resíduos.

Estocolmo – O novo pensamento sobre reorganização de bairros.

Helsinque – A gestão inovadora de gestão de resíduos na Finlândia.

A Escandinávia é composta por alguns dos países mais importantes em matéria de reciclagem, reutilização e reparação de diferentes produtos, de uma forma eficiente, bem organizada e com uma ótima infraestrutura.

Luiz Hames
Assessor de Imprensa / Jornalista
Deputado 1º Secretário Dr. Jailson Lima da Silva (PT)
DRT JP3724/SC
(48) 3221-2638
(48) 9922-9248

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias