Deputada Luciane defende o reconhecimento dos mestres e mestras da cultura popular catarinense


04/09/2017 - 20h47min

Na Assembleia Legislativa, a Deputada Luciane conduziu audiência pública sobre patrimônio cultural

Na Assembleia Legislativa, a Deputada Luciane conduziu audiência pública sobre patrimônio cultural

FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Nesta semana, a Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, deputada estadual Luciane Carminatti, solicitou a atenção do Conselho Estadual de Cultura (CEC) à concessão do título de “Mestre das Artes e Ofícios de Santa Catarina” a cidadãos que se destacam por sua trajetória e significativa contribuição no campo do patrimônio imaterial. Após promover uma audiência pública com o setor, a parlamentar pretende dar continuidade a ações relacionadas ao patrimônio cultural catarinense.

“É fundamental para a valorização do patrimônio imaterial de nosso Estado a identificação, o reconhecimento e o empoderamento das pessoas que detêm os conhecimentos e as técnicas necessárias para produzir e preservar a cultura tradicional e popular. Elas são o patrimônio vivo da nossa sociedade”, disse Luciane.

A concessão do título cabe ao CEC, segundo o decreto 2.504/2004, e à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) cabe a confecção de medalha e diploma alusivos ao título de “Mestre das Artes e Ofícios de Santa Catarina”, que devem ser entregues pelo governador do Estado.

“Entendemos, também, que a concessão de tal título precisa ser complementada com a implantação de uma política que possibilite a transmissão – pelos mestres e pelas mestras – desse saber às novas gerações”, afirmou a deputada.

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias