
Santa Catarina vive uma triste realidade, de 12 em 12 horas uma mulher catarinense é vítima de violência doméstica. Até maio de 2015, 27 mulheres foram assassinadas no Estado.
É justamente pensando em dar um basta a essa violência silenciosa, alarmante e reveladora que a coordenadora da Bancada Feminina, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), se engajou na campanha “Justiça pela paz em Casa”, lançada essa semana pelo Tribunal de Justiça do Estado, que tem a frente a desembargadora Salete Sommariva.
A mobilização das lideranças femininas catarinenses começou já no domingo, dia 02 de agosto. Empunhando faixas e vestindo camisetas brancas com a frase “ Justiça pela paz em Casa, Um não a violência contra as mulheres”, elas se tornaram multiplicadoras desse desafio durante o jogo do Figueirense e Ponte Preta, no Estádio Orlando Scarpeli.
.“Os índices da violência contra a mulher são assustadores. Estamos unindo esforços para fortalecer a campanha e minimizar a situação”, afirmou a parlamentar citando que um grande avanço para esse enfrentamento foi a institucionalização da Bancada Feminina da Assembléia Legislativa. “ Hoje as mulheres tem um empoderamento em nosso Parlamento, um peso maior, unindo forças conseguimos que nossas propostas tenham maior resolutividade”, avalia.
Um exemplo é a bandeira que está prestes a ganhar forma: A Criação da Casa da Mulher Brasileira.
O governador Raimundo Colombo assinou a autorização para a cessão para a União de um imóvel com área de 4.940,87 mil metros quadrados e área de 3.829, 13 mil metros quadrados, por 20 anos, para a construção da Casa da Mulher Brasileira, na capital catarinense.
A área fica localizada no Bairro da Agronômica, próxima a 6°Delegacia de Atendimento a Mulher, a Criança e ao Adolescente ao Idoso e ao Centro de Referência da Mulher.
A boa noticia foi comemorada por todas as lideranças femininas entusiastas dessa bandeira.
“Uma grande vitória para as mulheres catarinenses, em especial, para as vitimas de violência doméstica”, afirmou a deputada Dirce Heiderscheidt, que em junho visitou no Mato Grosso do Sul, em Campo Grande a primeira Casa da Mulher Brasileira inaugurada no país.
Dia 12 de agosto a deputada Dirce se despede da coordenação da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa. Em seu lugar assume a deputada Anna Paula Lima (PT).
Jornalista Valquíria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Dirce Heiderscheidt

