Alesc pede que secretário de Saúde detalhe distribuição de medicamentos à base de cannabis no SUS


25/03/2025 - 19h23min

Deputado Padre Pedro quer que secretário de Saúde explique como está o processo de regulamentação da lei que vai garantir a distribuição gratuita de m

Deputado Padre Pedro quer que secretário de Saúde explique como está o processo de regulamentação da lei que vai garantir a distribuição gratuita de m

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (25) pedido do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) para que o secretário de Saúde do Estado, Diogo Demarchi Silva, preste informações sobre a regulamentação da Lei 19.136, aprovada e sancionada em dezembro do ano passado, que trata da distribuição de medicamentos à base de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina.

“Estamos pedindo ao secretário de Saúde que nos explique como está o andamento do processo de regulamentação dessa lei, que já deve estar em curso, e quais os prazos estabelecidos para a sua implementação”, disse Padre Pedro. “A regulamentação dessa lei é fundamental para que muitos catarinenses, hoje impedidos de fazer o tratamento de várias doenças em função do custo do medicamento, possam ter acesso ao tratamento médico.”

Padre Pedro também indaga o secretário de Saúde sobre a instalação da comissão de trabalho prevista no artigo 7º da lei. Conforme este artigo, a Secretaria de Estado de Saúde deveria, no prazo de 30 dias, a contar da publicação da lei (no dia 19 de dezembro), criar uma comissão de trabalho para implantar as diretrizes da política estadual de distribuição de medicamentos à base de cannabis na rede pública de saúde.

“Outra informação que estamos requerendo diz respeito ao planejamento orçamentário para a aquisição e distribuição desses medicamentos, para garantir que não haja falta para os pacientes que dependem desse tratamento”, disse o deputado petista. “Também gostaríamos de saber quais os valores previstos e de quais fontes virão os recursos.”

Finalmente, o deputado Padre Pedro pede que o Estado informe como será feita a identificação e a priorização dos pacientes que necessitam desses medicamentos à base de cannabis, “assegurando que aqueles em situação de maior vulnerabilidade não sejam prejudicados pela demora na execução da política pública”.

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias