Aguiar destaca, como líder, a força do PMDB


24/03/2015 - 20h51min

Deputado Antonio Aguiar na tribuna FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Deputado Antonio Aguiar na tribuna FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

A passagem dos 49 anos de fundação do MDB, substituído em 1980 pelo PMDB, foi motivo de pronunciamento do líder da bancada na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Aguiar, durante a sessão desta terça-feira (24). Ele dividiu o espaço no horário destinado ao partido com o presidente do diretório estadual, Valdir Cobalchini. Além de relembrar a história do mais longevo partido da recente história do país, destacou especialmente sua capilaridade em Santa Catarina. “Somos um partido forte, e aqui temos a décima parte dos filiados de todo o Brasil”, disse Aguiar. “Somos um partido com história e seguimos identificados com a população.”

Aguiar lembrou que a fundação do MDB, em março de 1966, deu-se por manobra dos militares que assumiram o governo federal dois anos antes com um golpe. O bipartidarismo foi consequência da exigência de que uma nova sigla só poderia ser registrada com um mínimo de 20 senadores e 120 deputados federais. O MDB amparou a oposição ao regime e superou casuísmos, o fechamento do Congresso, eleições indiretas e até a escolha de senadores biônicos. Lutou pela redemocratização do país com a campanha das Diretas Já e teve participação decisiva para a elaboração da Constituição Cidadã, promulgada em 1988.

Nos anos de 1980, já como PMDB, consequência de uma das últimas manobras do regime militar que exigia a palavra “partido” no início da denominação de qualquer sigla política, a representação ganhou dimensão com conquistas de governos estaduais. Santa Catarina abriu a série de administrações que se sucederam nas últimas décadas, com Pedro Ivo Campos, Casildo Maldaner, Paulo Afonso Vieira,  Luiz Henrique e Eduardo Pinho Moreira, o atual vice-governador. Levantou bandeiras como as do municipalismo e da administração descentralizada. Hoje, em todos os níveis, trabalha pela revisão do pacto federativo. “Em Santa Catarina o PMDB é forte, com seu vice-governador, 2 senadores, 6 deputados federais, 11 estaduais, 106 prefeitos e 71 vice-prefeitos, 871 vereadores e 230 mil filiados”, destacou Aguiar. “Somos um partido com história de defesa do Brasil e dos brasileiros, com a incrível força de sua militância em Santa Catarina”, reforçou.

Assessoria da Bancada do PMDB
Evory Pedro Schmitt
(48) 9922-0359

Notícias relacionadas


Ver mais notícias relacionadas

Whatsapp

Informações da Alesc no seu celular

Receber notícias