Pronunciamento

Nilson Gonçalves - 073ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/08/2011
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. presidente e srs. deputados, no dia 18 de janeiro de 2010 foi publicada a Lei n. 15.109, aprovada por esta Casa, quando era presidente deste Poder o hoje deputado federal Jorginho Mello.
Essa lei criou um dia especial, ou seja, determinou que todo dia 11 de agosto São Francisco do Sul será a capital simbólica de Santa Catarina. A lei, no seu conteúdo, dispõe sobre a transferência simbólica da capital para a cidade mais antiga de Santa Catarina e uma das mais antigas do Brasil, São Francisco do Sul. Infelizmente, neste ano acabou acontecendo um esquecimento.
No ano passado, quando o governador era Leonel Pavan, o governo foi transferido simbolicamente para São Francisco do Sul e lá o governador despachou normalmente, obedecendo à lei aprovada por esta Casa e sancionada pelo Poder Executivo.
Eu gostaria que ficassem registrados a nossa tristeza, o nosso sentimento de frustração pelo que houve este ano, até porque temos São Francisco do Sul como berço de todos os catarinenses. Assim, quero que fique registrado na Casa o sentimento de frustração que tomou conta de todos francisquenses que esperavam no dia 11 de agosto a presença do governo do estado ou, pelo menos, de uma representação do governo do estado para ali despachar e dar andamento aos trabalhos do Poder Executivo, de uma forma simbólica, homenageando a cidade de São Francisco do Sul.
Em nome de todos os francisquenses, gostaria que ficasse registrado, na Casa, esse nosso sentimento de frustração pelo que não aconteceu. E espero que no próximo ano, com antecedência, o governo do estado já se organize para se instalar em São Francisco do Sul por um dia.
Quero aproveitar a oportunidade, sr. presidente, para prestar uma homenagem a uma pessoa que nós, joinvilenses, aprendemos a admirar. Este deputado, particularmente, acabou, ao longo desses anos, incluindo esse oficial como um dos seus grandes amigos.
Quero prestar uma homenagem ao tenente-coronel Edivar Bedin, hoje promovido a coronel, que desde 2007 está no município de Joinville, onde assumiu o comando do 8º BPM. Quando chegou lá encontrou uma situação muito difícil, assaltos, crimes e desordem de toda ordem e com muita dedicação, já no seu primeiro ano de trabalho, criou o Pós-Crime.
O que é o Pós-Crime? É um trabalho realizado depois de acontecido o crime. Normalmente quando acontece um arrombamento, um furto, um assalto, a vítima faz o registro na delegacia de polícia e acaba tendo como herança o seu Boletim de Ocorrência. Mas é difícil, muito difícil, que as ocorrências, os acontecimentos nessa área progridam e que se chegue aos culpados, aos elementos que praticaram o delito. Com o Pós-Crime, o coronel Edivar Bedin conseguiu uma nova dinâmica, diminuindo substancialmente a criminalidade no município de Joinville.
Amanhã pela manhã, às 10h, estarei representando esta Casa na solenidade. Com certeza absoluta, farei questão de representar os deputados que não estiverem presentes de maneira honrada e digna e colocarei ao coronel Bedin o nosso sentimento de orgulho por vê-lo promovido.
Nós, este deputado e os deputados Darci de Matos e Kennedy Nunes, lutamos tanto para vê-lo promovido, não por querer fazer política, mas pelo sentimento de gratidão de uma cidade ao seu esforço, ao seu trabalho e à sua dedicação.
O Sr. Deputado Kennedy Nunes - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Pois não!
O Sr. Deputado Kennedy Nunes - Deputado Nilson Gonçalves, quero fazer coro às suas palavras e pedir a v.exa. que faça isso mesmo, pois amanhã estaremos aqui com o embaixador do Brasil junto ao Mercosul. Eu, como faço parte da comissão, terei a responsabilidade, junto com os demais membros, de estar na palestra, logo depois do almoço. Por isso gostaria que v.exa. desse o meu abraço ao nosso coronel Edivar Bedin, com quem tomarei um chimarrão em Chapecó.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Farei questão de citar o seu nome.
O Sr. Deputado Darci de Matos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Pois não, deputado Darci de Matos!
O Sr. Deputado Darci de Matos - Deputado Nilson Gonçalves, parabéns pelo seu pronunciamento. O coronel Edivar Bedin é uma pessoa íntegra, dedicada e competente, que conquistou o coração de todos os joinvilenses e realizou um excepcional trabalho na área da segurança pública em nossa cidade. Portanto, foi promovido merecidamente.
Parabéns, deputado Nilson Gonçalves.
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - O coronel Edivar Bedin foi promovido, mas ao mesmo tempo em que ficamos alegre, ficamos triste também, porque foi transferido para o município de Chapecó. E quem ganhará com isso, na verdade, em nível de comunidade, será aquele município, pois terá um dos melhores policiais militares que já conheci em toda a minha vida.
Mas receberemos, sr. presidente, de braços abertos, evidentemente, com o mesmo sentimento e com a mesma vontade de ver sendo executado o trabalho de segurança pública em Joinville, o comandante Eduardo Luiz Valles, que assumirá o 8º Batalhão da Polícia Militar, com a grande responsabilidade de dar continuidade ao trabalho do nosso amigo Edivar Bedin. Que Deus o acompanhe e que Chapecó o receba de braços abertos, porque estará recebendo um grande policial militar, um grande cidadão catarinense.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)