Pronunciamento

Nilso Berlanda - 106ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/11/2019
DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Inicia justificando seu traje gaúcho, registrando lançamento da Frente Parlamentar do Agronegócio, Turismo Rural e Cultura Tradicionalista.
Afirma que a finalidade da Frente é discutir, realmente, a cultura de Santa Catarina, discorrendo sobre a forte influência gaúcha no oeste catarinense. Diz que a cidade de Chapecó foi colonizada por pessoas do Rio Grande do Sul, e a tradição rio-grandense acabou se espalhando, citando os CTGs e o evento de Tradições Gaúchas que acontece rotineiramente no estado. Conta que ouviu representantes da Epagri, a direção da Cidasc, o presidente do MTG de Santa Catarina, Ciro Harger, para receber as demandas da cultura catarinense.
Faz um apelo para que o governo de Santa Catarina crie um calendário anual para divulgação da cultura e do turismo no estado.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Parabeniza o deputado por ser um grande defensor do tradicionalismo. Informa que foi extinta a exigência de para-raios nos CTGs, e a segurança será garantida a partir de uma autodeclaração, diminuindo expressivamente os custos dos eventos.

Deputada Paulinha (Aparteante) - Cumprimenta o deputado pela causa defendida, afirmando enriquecer ainda mais a cultura do estado.

Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Enaltece a fala do deputado por defender o agronegócio, o tradicionalismo e o turismo rural, áreas muito importantes para o estado de Santa Catarina.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Elogia o deputado pela importante pauta e se coloca à disposição para ajudá-lo. [Taquigrafia: Roberto]