Pronunciamento

Neodi Saretta - 070ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/08/2015
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados e estimados catarinenses que acompanham esta sessão. Quero nesta tarde abordar um assunto que já trouxe por diversas vezes a esta tribuna. São questões relacionadas à saúde. E começo destacando um ato importante que aconteceu na manhã de hoje, com a presença do ministro da Saúde, também do governador do estado e de inúmeras lideranças catarinenses, a inauguração do Hospital Regional de Biguaçu, o primeiro hospital a ser construído nos últimos 30 anos na região metropolitana de Florianópolis.
Destaco a parceria importante que houve para a sua implantação. Recursos do governo federal, municipal e estadual viabilizaram a inauguração desse hospital e esperamos que possa melhorar mais o atendimento de saúde na região, já que será aberto em etapas. Esperamos que essa seja uma boa notícia especialmente para quem procura um atendimento especializado.
Não posso deixar de lembrar, além do registro sobre esse hospital na Grande Florianópolis que de certa forma beneficiará toda a região, que ainda acontece muito "ambulancioterapia" em Santa Catarina, ainda há muitas ambulâncias viajando do interior do estado principalmente para a Capital para o atendimento de pacientes. Somos defensores do fortalecimento dos hospitais regionais, municipais para que o atendimento seja o máximo possível feito na cidade de origem do paciente. É claro que nem todos os procedimentos serão feitos em todos os municípios catarinenses, mas o deslocamento deve ser o menor possível. Por isso é importante equipar bem os nossos hospitais regionais, dar condições para que eles se somem na busca de um atendimento mais humano, especializado e eficiente.
Também menciono que temos feito diversas intervenções, como o deputado Fernando Coruja e outros, na luta para aumentar os rasos 12% aplicados pelo estado em saúde, que não são suficientes para dar conta da grande demanda. Por isso defendemos que nas três esferas haja o aumento dos recursos investidos em saúde, principalmente por parte da união e dos estados, já que de maneira geral os municípios já aplicam mais do que o percentual de 15% estabelecido como mínimo pela Constituição Federal.
Grande parte dos municípios já ultrapassou a faixa de 20% a 22%. No entanto, nós defendemos que esses recursos também sejam maiores, alocados em maior quantia, tanto pelo estado quanto pela União, para de fato promover um atendimento melhor para a saúde dos catarinenses e dos brasileiros.
Nós sabemos que nos últimos anos houve diversos novos serviços sendo oferecidos, novos medicamentos, novos exames, fornecidos na rede pública através do SUS, que são importantes, mas a demanda cada dia aumenta mais. Então, nós estamos mais uma vez defendendo a ampliação de recursos para a saúde.
Por fim, queria dizer também que tramita, nesta Casa, deputado Fernando Coruja, projeto que apresentei sobre o programa de Saúde do Homem para os catarinenses e que está tendo uma contribuição extraordinária de v.exa. e do deputado Dalmo Claro, que pediriam para que retirássemos da pauta quando ele já estava no plenário. Já acessei o rascunho das sugestões que v.exa. e o deputado Dalmo Claro fizeram, que são perfeitamente compatíveis com meu projeto. E quero ter a honra de subscrever, juntamente, com v.exas., essas alterações, porque elas vêm aperfeiçoar o projeto, naquela ideia inicial que nós apresentamos em relação à saúde, especificamente, aquele projeto da Saúde do Homem.
Quero agradecer as sugestões de v.exas. e vamos formatar, mesmo que ele tenha que retornar a esse substitutivo, deputado Mauro de Nadal, lá, para a comissão de Constituição e Justiça. Mas se é para retornar para que o projeto fique melhor, não tem problema nenhum, será assim que vamos fazer.
No mais, sr. presidente, queria parabenizar pela inauguração desse hospital, na manhã de hoje. Parabenizar a ação do ministro Arthur Chioro, da Saúde, juntamente com o governo do estado e o município de Biguaçu pela parceria. Eu espero que esse hospital venha beneficiar toda comunidade catarinense, através do seu atendimento.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)