Pronunciamento

Neodi Saretta - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/02/2021
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Volta a falar sobre a morosidade na aplicação da vacina contra a Covid-19 no Estado catarinense. Diz que é público e notório que são poucas as vacinas, bem como a lentidão na aplicação das mesmas, pois foi constatado que apenas 89 mil doses foram aplicadas, sendo que Santa Catarina até agora recebeu 298.140 mil doses da vacina. Destaca que existem vacinas represadas nos municípios e nas secretárias, que não foram aplicadas, e defende que se amplie a base das prioridades.
Comenta que a ocupação de leitos de UTI está muito complicada, e que o Hospital de Chapecó já transferiu 13 pacientes para outros hospitais, a cidade de Xanxerê está em alerta, já sem condições de receber pacientes com Covid-19, e o Hospital de Concórdia cobra reativação e abertura de novos leitos, mais profissionais e agilidade na vacinação contra a pandemia.
Lamenta muito o horário das vacinas, que só funcionam de segunda a sexta-feira nos postos de saúde. Portanto, o Estado precisa abrir mais leitos para pacientes contaminados, a vacinação precisa andar com mais rapidez, afirmando que estamos vivendo um momento de grande preocupação e de apreensão.
Encerra, corroborando a fala dos demais Deputados sobre os problemas do SAMU, e também apelando às autoridades do Governo e às Secretarias da Saúde que se amplie o horário de vacinação para a população catarinense, solicitando ao Ministro da Saúde que tome providências urgentes sobre a questão. [Taquígrafa: Ana Maria]