Pronunciamento

Neodi Saretta - 016ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/03/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada, telespectadores da TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, prefeito de Arabutã, que está aqui presente.
Senhoras e senhores, assomo à tribuna, na tarde de hoje, para relatar um assunto importante em relação ao município que tive a oportunidade de visitar, que fica encravado no meio-oeste de Santa Catarina e é o sexto em extensão, com 1.313km² e que se está transformando na capital catarinense da energia eólica.
Refiro-me ao município de Água Doce, deputado Moacir Sopelsa, onde estão sendo implementados seis novos parques eólicos, com 86 aerogeradores, que com os dois já existentes fazem com que o município consolide o título de capital catarinense da energia eólica.
Cito o município de Água Doce para falar da importância da energia eólica, mas também para fazer, deputado Jorge Teixeira, um comparativo com aquilo que está acontecendo no Japão, neste momento, deputado Altair Guidi, e que deixou o planeta preocupado. O terremoto seguido de um tsunami abalou aquele país causando sérios problemas à população e deixando o mundo inteiro apreensivo, além de vítimas fatais. As usinas nucleares da região afetada podem trazer consequências ainda mais trágicas ao Japão e ao planeta.
Então, neste momento, é importantíssimo que as lideranças mundiais comecem uma discussão séria sobre a necessidade em investimentos em fontes alternativas de energia, como a eólica, que é uma energia limpa, renovável e sem o risco, obviamente, da energia nuclear.
Para termos uma idéia, em nosso país apenas nove estados estão investindo em energia eólica Santa Catarina ocupa, inclusive, o penúltimo lugar (o oitavo) no ranking nacional, ficando apenas à frente de único estado. Agora, com esses novos parques que estão sendo instalados em Bom Jardim da Serra e, principalmente, em Água Doce, vamos subir para o terceiro lugar no ranking brasileiro, embora a nossa ainda seja uma produção relativamente pequena, pois há países bem mais avançados, como é o caso da Dinamarca. Mas, sem dúvida nenhuma, a energia eólica é uma fonte de produção de energia que o governo brasileiro, o governo do estado e que os países de maneira geral devem incentivar.
Então, a nossa querida Água Doce, município com um dos maiores parques eólicos de Santa Catarina, está-se consolidando como a capital catarinense da produção da energia eólica.
É bom lembrar também que o referido município tem todo um trabalho voltado para o turismo, porque é uma cidade com uma enorme extensão territorial, onde existem diversos assentamentos de famílias de trabalhadores rurais, ex-sem-terra. A produção de energia, além de se tornar um atrativo turístico, será bastante razoável, podendo inclusive, deputado Altair Guidi, abastecer uma cidade como Joinville. Além disso, há retorno econômico não só para quem está fazendo o empreendimento, mas também para o próprio município.
O Sr. Deputado Altair Guidi - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não, faço questão de lhe conceder um aparte, porque sei que v.exa. tem interesse nesse assunto.
O Sr. Deputado Altair Guidi - Deputado, acredito que é pertinente o seu pronunciamento, diante até do que está acontecendo no Japão que, por sua formação geológica, tem grandes problemas de movimento de placas tectônicas. Talvez seja o país menos adequado para ter geração de energia atômica. Mas já observamos países da Europa, como a Alemanha, suspendendo os trabalhos em relação à construção de novas usinas atômicas.
Quero chamar a atenção para algo que representa mais de 20% da produção energética da face da Terra, que é o carvão. Hoje, se analisarmos a exploração da forma mais apropriada possível, com bons empresários e bons investimentos, a energia do carvão ainda é para o nosso país uma pequena fatia. Mas o sul de Santa Catarina é rico nesse mineral, e acredito que esse potencial deve ser mais bem explorado, assim como a energia eólica, desde o município de Passo de Torres até Florianópolis. Inclusive, já existem empresas, principalmente da Espanha, interessadas nisso. Então, temos que estimular iniciativas como essa que está acontecendo em Água Doce e em Bom Jardim da Serra.
Fico agradecido pelo aparte e o seu pronunciamento enfoca algo de muito interesse para Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Eu agradeço, deputado Altair Guidi, e faço questão de incorporar o aparte de v.exa ao meu pronunciamento.
Srs. deputados, trago para visualização dos senhores um folder do município de Água Doce e não posso deixar de fazer referência à estimada prefeita, a quem tivemos a oportunidade de visitar, sra. Nelci Bortolini, juntamente com sua equipe, acompanhada dos dirigentes do meu partido, o PT, que fizeram questão de me levar à prefeitura, onde conversamos sobre outros investimentos no município.
Água Doce merece ser visitada e vou estender esse convite a toda a Assembleia Legislativa e aos membros da nossa comissão de Turismo e Meio Ambiente, porque lá a administração está juntando os dois temas, ou seja, o turismo e o meio ambiente, através da produção de energia eólica, que é realmente uma fonte alternativa de energia para o Brasil, que é um país rico em recursos naturais, em recursos hídricos.
Deveremos voltar em outra ocasião a abordar esse assunto, dado o término do horário da nossa fala. Deixo, portanto, registrada essa preocupação exatamente no momento em que o mundo discute fontes alternativas e acompanha apreensivo o que está acontecendo no Japão.
Parabenizo o município de Água Doce pelo brilhante trabalho que vem sendo feito na área de energia renovável. São temas como esse que nos dão satisfação de chegar à tribuna e relatá-los.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)