Pronunciamento

Neodi Saretta - 111ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/12/2011
O SR . DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, estimados assistentes e telespectadores da TV Assembleia, o deputado Dirceu Dresch, que nos antecedeu, transmitiu aqui um sentimento, e que realmente é compartilhado pela grande maioria da sociedade catarinense, de indignação ao lamentável episódio da morte do vereador ocorrida na cidade de Chapecó, e já amplamente referido inclusive aqui nesta Casa na semana passada. E, principalmente, da expectativa de que se possa, efetivamente, encontrar os responsáveis e puni-los na forma da lei, porque esse ato é bárbaro e entristece toda a comunidade catarinense, e não somente a comunidade chapecoense.
Nós entendemos, deputado Moacir Sopelsa, que todos os mecanismos de investigação devem ser acionados para esclarecer o quanto antes possível esse lamentável episódio. E ficaremos também nessa cobrança permanente.
Mas, srs. presidente e srs. deputados, gostaríamos de enaltecer, nesta tribuna, uma grande conquista da comunidade concordiense, no último domingo, em mais uma festa esportiva de Santa Catarina: a final do Campeonato Estadual de Futsal, a nossa Divisão Especial, a nossa principal divisão de Santa Catarina, em que tivemos um belíssimo espetáculo, deputado Moacir Sopelsa - e nós estávamos lá presente -, reunindo o time do Jaraguá, já com ampla tradição no futsal brasileiro e catarinense, e a equipe da Associação Concordiense de Futsal na disputa da finalíssima estadual vencida pelo Concórdia, de forma meritória. Mas não deixa de ter sido meritória também a participação do Jaraguá, que soube se portar em quadra, valorizou e foi levando sempre na dianteira o placar até o último minuto, quando, então, a equipe de Concórdia fez uma virada espetacular e por 6 a 5 sagrou-se campeão estadual do futsal.
Queria destacar, nesta tribuna, essa conquista e também uma questão importante, que é a origem desse título estadual. Ele nasceu exatamente de um projeto que valoriza o esporte nas escolinhas esportivas, nas comunidades, com a valorização dos valores locais.
Já tivemos, em Concórdia, diversos títulos nacionais importantes, inclusive no futsal. Mas isso ocorreu numa época em que uma das principais empresas do Brasil, que nasceu em Concórdia, patrocinava times de futebol. Ela pegava um time em São Paulo e trazia para Concórdia, assim como trazia alguns para Chapecó e outras cidades. E eles disputavam modalidades, levavam muitos títulos e também levavam o nome da cidade. Isso é meritório e está registrado na história.
Mas quando essa empresa resolveu parar de apoiar o esporte foi embora a modalidade, pois lá não havia escolinhas esportivas. Posteriormente, iniciou-se um projeto diferente em Concórdia de valorização das escolinhas esportivas. E nesse caso específico do futsal nasceu, em 2006, uma disputa que, inclusive, não foi nem da Divisão Especial nem da Primeira Divisão, foi a disputa do Sub-20.
A meninada que disputou o Sub-20 sagrou-se campeã estadual. Depois foi para a Primeira Divisão - e, na verdade, chama-se Primeira Divisão, mas é a Segunda Divisão, porque tem a Primeira Divisão e a Especial - e sagrou-se campeã. Foi para a Divisão Especial e, já no ano passado, ficou entre os quatro finalistas. Este ano disputou a Liga Nacional e agora restou campeã catarinense da Divisão Especial do Futsal. Inclusive, com diversos jovens formados lá na comunidade concordiense, de atuação local.
Portanto, com a participação e o desenvolvimento do jovem, com o incentivo das comunidades, esse esporte também se vai transformando, muitas vezes, em esporte de rendimento, em esporte de competição. Começou numa escolinha esportiva e ganhou a sua grande consagração com esse título do último domingo.
Por isso, além de parabenizar publicamente a equipe de Concórdia; os seus dirigentes; os seus patrocinadores; aqueles que investiram; o público, que lotou o centro de eventos no domingo - cerca de três mil pessoas lá estavam participando daquela belíssima jornada esportiva -, queremos parabenizar todos que acreditam no esporte como um fator de desenvolvimento da pessoa, que acreditam no esporte que ajuda a divulgar as comunidades e a fazer a alegria das pessoas também.
Nós, em Santa Catarina, lamentamos ter perdido um clube na primeira divisão, deputada Angela Albino, o seu querido Avaí. Mas, ao mesmo tempo, fomos campeões da Série C com o Joinville, e estamos na Série A com o Figueirense, que conquistou uma vaga no Sul Brasileiro.
Então, temos muito que comemorar, e eu quero trazer também para a comemoração esse título importante de Concórdia, no último domingo, principalmente por ser um projeto que valorizou a comunidade e os atletas locais e tem a participação de empresas do setor privado que o apóiam. E, é claro, tem a participação pública da prefeitura e do governo do estado, mas, acima de tudo, é um projeto comunitário.
Inclusive, com a eleição do novo presidente da Associação Concordiense de Futsal, vai assumir um líder comunitário, Jaime Bernardi, substituindo Serginho Primam, que estava na presidência, fez um belíssimo trabalho e merece também as nossas homenagens. E assim como merece a homenagem o jogador Gabriel, que está encerrando a sua carreira. Ele, que fez o seu último jogo no domingo, foi um atleta brilhante. Ele é um concordiense que tem a sua residência fixa em Concórdia, mas já morou na Itália e disputou jogos lá. Está, hoje, encerrando a sua carreira, jogando pela Associação Concordiense de Futsal, e irá se tornar, a partir do próximo ano, um dirigente.
Então, queria fazer o registro, em nome do esporte de Santa Catarina, mas, principalmente, em nome da comunidade regional de Concórdia, desse título e também da importância de que os municípios e o estado invistam no esporte de base e nas escolinhas esportivas. Temos feito o debate em Santa Catarina, através do Fórum Parlamentar do Esporte, de como é importante ter o esporte como inclusão social, como desenvolvimento, como formação do jovem. Por isso que, quando sai uma grande conquista de uma equipe que veio a partir dessa ideia de formação de escolinha, e acaba conquistando um grande título, mais do que nunca merece ser elogiado.
Parabéns à Associação Concordiense de Futsal pelo título de Campeã Estadual da Divisão Especial de Santa Catarina. E parabéns também ao Jaraguá, que fez uma belíssima partida e dignificou muito mais ainda esse título catarinense.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)