Pronunciamento

Neodi Saretta - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/11/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, antes de mais nada, quero também fazer uma saudação à deputada Professora Odete de Jesus, que reassume uma cadeira nesta Assembleia Legislativa.
Com certeza v.exa., que já deu tantas contribuições em termos de ações e de projetos, dará outras tantas aqui na sua passagem. Seja bem-vinda e queremos dizer que estamos à disposição naquilo que pudermos desenvolver de ações conjuntas neste Parlamento.
Sr. presidente e srs. deputados, gostaríamos de destacar nesta sessão uma luta que temos travado já por diversos anos para a expansão do ensino superior federal e também estadual em Santa Catarina.
Nós participamos por anos e anos, com mandato ou sem mandato, inclusive como prefeito da cidade de Concórdia e agora como deputado, de uma luta para a criação da segunda Universidade Federal de Santa Catarina, que culminou com a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul, que tem sede e reitoria em Chapecó e possui dois campi no Rio Grande do Sul, dois campi no Paraná e um campus em Santa Catarina.
Essa luta foi vitoriosa e resultou na criação dessa universidade. Mas desde aquela época temo-nos empenhado para que haja a expansão dessa universidade e que nós, em Santa Catarina, possamos ter outros campi além da reitoria em Chapecó.
Na segunda-feira fizemos mais um debate num grande encontro em Concórdia que reuniu as lideranças da região do alto Uruguai catarinense e do meio-oeste de Santa Catarina reforçando, mais uma vez, essas ações que estão sendo desenvolvidas para a expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul.
Concórdia tem dado passos importantes nesse sentido. Tivemos, nos últimos 90 dias, duas audiências em Brasília, ocasião em que nós nos reunimos com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e na segunda audiência, junto com a ministra, também com os representantes do ministério da Educação. E acreditamos que, somando a força de todos aqueles que sonham pela ampliação do ensino superior, nós poderemos ter novos campi. E aí Concórdia tem-se colocado na vanguarda, colocando-se como candidata e apresentando a mobilização necessária para receber um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul.
Agora, por outro lado, o governo do estado também tem uma dívida com a região do meio-oeste de Santa Catarina, pois por diversos anos tem divulgado que a Udesc iria se instalar na região, em Joaçaba, em Caçador e outros municípios, e essa concretização está sendo aguardada.
Tanto isto é verdade que apresentamos uma emenda no Plano Plurianual que tramita nesta Casa para buscar garantir recursos para a expansão também da Udesc, especialmente para o meio-oeste de Santa Catarina, que é um desejo antigo daquela comunidade.
Portanto, nós entendemos que, havendo a expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul e também da Udesc, nós poderemos contemplar a região do meio-oeste e do oeste de uma forma merecedora, já que a Universidade Federal de Santa Catarina também se expandiu para Curitibanos, Araranguá e Joinville - e em Blumenau está-se criando um novo núcleo, quem sabe uma terceira Universidade Federal em Santa Catarina. E com isso nós entendemos que passos importantes estão sendo dados na educação pública e gratuita.
Sr. presidente e srs. deputados, falando ainda sobre a educação, gostaria de destacar que o Censo de 2010 trouxe números sobre o acesso à educação, deputado Sargento Amauri Soares, e colocou que o acesso à educação infantil em Santa Catarina, no comparativo com outros estados, está num bom patamar, mas não é parâmetro ainda de nenhum estado brasileiro e não é aquilo que se quer. Para se ter uma ideia, em Santa Catarina, e apesar de estar na ponta desse "ranking", mais da metade das crianças ainda não conseguiu vagas na educação infantil.
Então, é um grande desafio para o país a ampliação das vagas também na educação infantil, e o Censo mostra, mais uma vez, essa necessidade da ampliação. Aliás, temos falado com frequência de questões relacionadas à educação porque julgamos extremamente necessário, agora que se está debatendo o novo plano nacional da educação no Brasil para os próximos dez anos, que se pense nos recursos, nos financiamentos. Há um sonho de que se aplique 10% do PIB na área da educação, e queremos dizer que temos nesta Assembleia Legislativa uma emenda constitucional de nossa autoria propondo a ampliação dos recursos da área de educação em Santa Catarina.
Portanto, se analisarmos dados como esse de que metade das crianças catarinenses ainda não tem acesso à educação infantil, nós vamos perceber claramente como é preciso investir mais recursos para que de fato a educação se torne uma prioridade.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)