Pronunciamento

Neodi Saretta - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/08/2021
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Informa sobre a audiência pública que haverá amanhã, no âmbito da Comissão de Saúde, para tratar da situação dos atendimentos aos segurados do INSS. Diz que as grandes questões colocadas são a demora na resolução das situações apresentadas, que surge pela falta de pessoal, no INSS, pois muitas pessoas se aposentaram e vagaram os cargos que não foram repostos.
Ressalta que o INSS tentou compensar isso fazendo com que os processos fossem apresentados de forma digital, mas não resolveu porque alguém tem que analisar, e também está provocando uma exclusão desses beneficiários, porque muitos não têm acesso aos meios digitalizados.
Menciona a Fetraf, que fez uma pesquisa junto a seus filiados, mostrando dados sobre o aplicativo, onde ocorre a falta de opções em buscar resposta de processos, baixa capacidade de anexar documentação, demora nos processos de finalização e análise, e outros. Reconhece o trabalho de alguns abnegados, enaltecendo-os, mas tem pouca gente trabalhando, precisa de mais servidores para agilizar esses processos.
Afirma que para a audiência pública foram convidados o INSS, a OAB, representantes dos trabalhadores e outros para debater essa situação difícil. Fala que agora há também essa angústia dos inativos e pensionistas que terão que pagar essa contribuição dos 14%, mostrando assim o que é a questão do aposentado no Brasil. [Taquígrafa: Eliana]