Pronunciamento

Neodi Saretta - 073ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/08/2017
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Constata que a situação complicada da economia nacional está afetando diversos setores, incluindo também a agropecuária. Destaca que o estado é o quarto maior produtor de leite do país, entretanto, houve uma retração no preço do produto, inusitada no período de inverno e costumeira época de alta, quando o produtor fazia a sua reserva financeira. Registra que os motivos que levaram a esta queda do preço são: questão econômica e consequente queda do consumo, e ainda a importação de grandes quantidades da Argentina e do Uruguai.
Relata encaminhamento de pedido de informação à secretaria de estado da Agricultura para saber qual quantidade de leite in natura e leite em pó foi importada por Santa Catarina de 2015 a 2017, e também questiona se existe algum controle na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina relativamente à importação e comércio de leite.
Também fala sobre projeto de lei de sua autoria em tramitação na Casa, que obriga as empresas de beneficiamento e comércio de lacticínios a informarem aos produtores de leite, na ocasião do pagamento, o valor mínimo a ser pago pelo litro do leite no mês subsequente. Solicita às comissões agilidade na tramitação para que o mesmo possa ser aprovado em Plenário, pois facultaria aos produtores optarem pela empresa que oferecer o melhor preço.
Ressalta que, neste período de instabilidade econômica, quem sofre é o produtor que não sabe quanto irá receber no final do mês, desta forma, implementar políticas que incentive e os mantenham na atividade é extremamente importante. [Taquígrafa: Sara]