Pronunciamento

Neodi Saretta - 119ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/12/2023
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Comemora a inclusão do medicamento beta-galsidase, responsável pelo tratamento da Doença de Fabry, na lista de medicamentos disponibilizados pelo SUS. Relembra que em junho, da presente data, o medicamento alfa-galsidase já havia sido incorporado. Parabeniza a todos que participaram desta conquista. Espera que cada vez mais medicamentos possam ser incorporados ao SUS.
Comenta que a Doença de Fabry, uma condição progressiva e multissistêmica, afeta aproximadamente um em cada 100 mil pessoas no mundo. Explica que seus sintomas iniciais, que incluem lesões na pele, dores crônicas, intolerância ao exercício, problemas de visão, alterações no funcionamento do intestino, inchaço e dor nas extremidades, comprometem significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
Informa que lideranças do Município de Descanso informaram que há dois anos não são realizadas melhorias nas rodovias que cortam o município. Questiona o motivo de não haver obras na região e solicita que as devidas melhorias sejam realizadas urgentemente.
Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Concorda com o deputado. Comenta que há uma crise de buracos em diversas rodovias e que está conversando com as autoridades do Governo do Estado e providências estão sendo tomadas. [Taquigrafia: Northon]