Pronunciamento

Neodi Saretta - 053ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/08/2020
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Discorre sobre os tornados, que mais uma vez atingiram o estado de Santa Catarina. Informa que mais de mil pessoas ficaram desabrigadas e uma morte ocorreu no município de Penha em decorrência da tempestade.
Solidariza-se com as pessoas atingidas, lamenta a destruição de diversas moradias e patrimônios familiares. Comenta que 31 cidades sofreram danos por conta do tornado, que virou caminhões, destelhou casas, devastou empresas e deixou um pouco de tristeza por onde passou.
Cita municípios que decretaram situação de emergência e pedem auxilio para reconstruir o que foi destruído, a exemplo de Tangará, Água Doce, Vargem Bonita, Catanduvas e Ibicaré. Expõe necessidade de melhorias no sistema de aviso e alerta de eventos meteorológicos, ressaltando a constante frequência de ações do tempo na região oeste catarinense.
Conclui, solicitando que o Governo do Estado disponibilize recursos para os municípios, bem como para famílias e empresas que foram afetadas com esse fenômeno climático. [Taquigrafia: Roberto]