Pronunciamento

Neodi Saretta - 064ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/09/2020
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Anuncia que o mês de setembro é oficialmente o mês para promover as causas socioambientais em Santa Catarina. Relembra que em 24 de julho de 2015 foi instituída no Estado a Campanha Setembro Verde, lei de autoria do próprio Deputado, com o intuito de promover a conscientização da população catarinense em relação aos hábitos de consumo, impactos socioambientais e sustentabilidade, assunto destaque em todos os setores da sociedade.
Informa que desde a sanção da lei, foram realizados diversos seminários, palestras e debates sobre o referido assunto, e lamenta que este ano não acontecerão devido ao coronavírus. Acrescenta que alguns municípios estão substituindo os eventos presenciais por eventos virtuais, citando como exemplo o município de Seara.
Discorre sobre a necessidade de cada um fazer sua parte e ter consciência sobre a forma como se lida com o consumo exagerado e a exploração excessiva de recursos naturais que acaba interferindo no equilíbrio ambiental do planeta.
Alterna o assunto, lamentando a queda do índice de vacinação em crianças e bebês. Relembra que em julho, do presente ano, a OMS alertou que o Brasil foi um dos países que mais regrediu neste índice. Também cita, de acordo com o Ministério da Saúde, que houve queda no índice de vacinação em crianças de Santa Catarina, aumentando o risco de retorno e aumento de diversas doenças que estavam controladas.
Alerta que as famílias que decidem não vacinar seus filhos estão expondo a criança a não ter imunidade, podendo adoecer, causar sequelas, proliferar a doença ou até morrer. Atribui essa situação com a propagação de fake News e o aumento de grupos antivacinas.
Reafirma que a vacinação é importante, e como exemplo, cita que a Secretaria de Saúde de Santa Catarina anunciou o fim do surto de sarampo no Estado. Acrescenta, destacando a importância de levar a rigor o calendário de vacinação. [Taquigrafia: Northon]