Pronunciamento

Neodi Saretta - 112ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/11/2019
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Registra a presente data em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, como forma de prevenção e alerta a esta doença tão agressiva.
Comunica que, sem os avanços da medicina atual no mundo, estes diagnósticos seriam sentenças de morte, mas felizmente isto não é a realidade.
Lembra que existem tumores curáveis e incuráveis, e que a cada ano, no Brasil, 600 mil novos casos da doença surgem, e que a taxa de mortalidade é de aproximadamente 30%, isto é, cerca de 200 mil famílias brasileiras sofrem com a fatalidade desta doença.
Traz dados que, no Estado, entre os anos de 1998 e 2018 foram registrados 128.739 óbitos por esta doença. E pede urgência em buscar maneiras de informar a população sobre a realidade atual da doença, e principalmente para informar que o câncer é curável se tratado a tempo.
Reforça que no mês anterior foi à campanha de prevenção ao câncer de mama, e que novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata, e salienta que as campanhas devem ser mais amplas.
Pede que se façam campanhas mais eficazes sobre o câncer de pele, pois o estado tem a maior incidência do Brasil, e questiona se cada um dos cidadãos está cuidando, de fato, da sua saúde e alimentação.
Encerra, desejando que o dia de hoje sirva de reflexão, pois nunca é tarde para dar um passo adiante e mudar aquilo que lhe adoece. [Taquigrafia: Guilherme]