Pronunciamento

Neodi Saretta - 111ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/11/2012
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, quero, antes de tudo, fazer uma saudação especial a um grupo de estudantes presente nesta Casa na manhã de hoje. São 13 alunas do curso profissionalizante de Administração da Escola Olavo Cecco Rigon, de Concórdia, acompanhando a abertura desta sessão em visita à capital, juntamente com as professoras Ila Calvi e Viviane Keslen.
Sejam bem-vindas à Assembleia Legislativa, pois é importante que os estudantes possam conhecer desde cedo as instituições, as entidades. Assim, a presença de vocês reforça essa ideia.
Sr. presidente e srs. deputados, gostaríamos de falar de um assunto que abordamos por diversas vezes aqui, a respeito da expansão do ensino superior. E hoje teremos mais um passo importante, porque estaremos em Brasília, ao final da tarde, com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, num encontro em que teremos a presença também da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Estaremos liderando uma comitiva do alto Uruguai catarinense, que vai entregar um projeto de expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul, para a instalação de um campus na cidade de Concórdia.
Desde que tiveram início as ações e o movimento para criar a Universidade Federal da Fronteira Sul estivemos nessa luta. É a primeira universidade nascida a partir da luta social, nascida, poderíamos dizer, de baixo para cima. A criação dessa universidade foi um ato importantíssimo motivado pela força das organizações sociais, das quais tivemos o prazer de participar.
Assim que foi criada a universidade, para Santa Catarina coube a reitoria, cuja sede ficou estabelecida na cidade que centralizava essa região, que pega parte do Rio Grande do Sul e parte do Paraná, que é Chapecó. Mas desde aquela ocasião já pleiteávamos a sua expansão. Duas regiões estiveram juntas pedindo essa expansão, a região do alto Uruguai catarinense e a região do extremo oeste de Santa Catarina. Assim, esperamos que um dia as duas possam ser contempladas.
Agora estamos dando mais um passo dessa luta dado pela região de Concórdia, que é o projeto de instalação do núcleo das Engenharias. Em conversas e debates com a reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul, caminhamos no sentido da possibilidade da criação do núcleo das Engenharias pela importância, pela necessidade de profissionais dessa área diante da atual situação do país e do mundo.
Conseguir essa expansão é um sonho pelo qual temos lutado e, com certeza, não vamos parar enquanto não o tornarmos realidade. Mantivemos, inclusive, inúmeras conversas na região, em Florianópolis e em Brasília sobre esse tema. Mais recentemente, quando da visita do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a Santa Catarina, há cerca de 20 dias, estive com ele, conversamos e pré-agendamos esse encontro de hoje, no qual estaremos acompanhado de uma comitiva de lideranças da região do alto Uruguai - prefeitos, presidentes de entidades, vereadores -, para levarmos ao ministro o projeto de expansão daquela universidade, que é fruto do desejo da comunidade regional, manifestado, inclusive, num abaixo-assinado com milhares de assinaturas de estudantes e da comunidade, apoiando esse nosso pleito, esse nosso sonho, pois sabemos que um sonho sonhado somente por uma pessoa, é apenas um sonho, mas sonhado por muitos pode tornar-se realidade.
Por isso, estaremos logo mais nos deslocando para a capital, para essa audiência, e temos a certeza de que teremos uma audiência proveitosa. Digo isso também pelo nosso desejo, pelo sonho, mas pela presença aqui, como eu disse no início da minha fala, dos alunos do curso profissionalizante de Administração, que também estão em busca dos seus sonhos, em busca dos seus desejos, daquilo que pretendem para o futuro.
Quero aproveitar essa fala para saudar uma pessoa que esteve conosco em diversas dessas reuniões para debater a expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul. E com ele sonhamos outro sonho, o de criar em Capinzal um curso técnico profissionalizante, o que tornamos realidade. Refiro-me ao vereador Andevir Isganzella, prefeito eleito daquela cidade. E posso dizer o seguinte: ele é uma das grandes revelações da política do vale do rio do Peixe, do meio-oeste de Santa Catarina, é um jovem batalhador, que hoje está aqui acompanhado de vereadores mirins.
Ele esteve conosco em diversas lutas e sua presença, nesta manhã, engrandece esta Casa e permite que mais uma vez possamos parabenizá-lo pela eleição.
O prefeito eleito esteve conosco, no ano passado, num seminário que realizamos e donde tiramos a Carta de Concórdia. E foi justamente naquele dia que conversamos sobre a implantação do ensino técnico em Capinzal, o que hoje já é realidade. Quem não acredita que se consiga realizar as coisas mais difíceis, talvez não acredite naqueles que lutam. Mas temos que acreditar em nossos sonhos e ir à busca da sua realização. É por isso, inclusive, que temos uma expectativa extremamente positiva quanto ao sucesso de Andevir na administração de Capinzal.
Sr. presidente e srs. deputados, eram essas as nossas manifestações nesta manhã, saudando mais uma vez a presença dos alunos do curso profissionalizante de Administração, bem como as professoras. Vocês estão sendo citados para todo estado, pois neste momento a TVAL transmite esta sessão para toda Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)