Pronunciamento

Neodi Saretta - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/08/2023
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Discorre sobre o caso que repercutiu na mídia a respeito do transplante de coração para o apresentador Faustão. Informa que o Sistema Nacional de Transplantes brasileiro é um importante programa do Ministério da Saúde e explica como funciona os critérios na priorização dos pacientes receptores.
Comenta que no presente ano foram realizados 206 transplantes de coração no país, aumentando em 16% o número de transplantes em relação ao mesmo período do ano anterior. Acrescenta que mais de 65 mil brasileiros estão aguardando um transplante, argumentando a necessidade de haver mais doadores. Destaca a importância do sistema de transplantes e do SUS, acrescentando que os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, acompanhamento e medicamentos pós transplantes. Informa que Santa Catarina é referência nacional em doação de órgãos, e comenta que foram realizados cinco transplantes de coração entre janeiro e agosto. E anuncia que a Secretaria de Estado da Saúde comunicou que a fila para receber coração foi zerada, consolidando Santa Catarina pela 14ª vez na liderança nacional em doação de órgãos.
Destaca a importância da família em autorizar a doação de órgãos do parente falecido e espera que Santa Catarina continue melhorando o desempenho na doação de órgãos. [Taquigrafia: Northon]