Pronunciamento

Neodi Saretta - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/05/2012
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sra. deputada Ana Paula Lima, estimados catarinenses que acompanham esta sessão, quero fazer o registro da presença da Marciane e do Ivonei, que vieram lá de Peritiba e estão acompanhando esta sessão da Assembleia Legislativa. Sejam bem-vindos! É um prazer tê-los aqui.
Sr. presidente, através da Lei n. 15.615, que resultou de um projeto de lei por mim apresentado no ano passado e aprovado pelo Plenário, ficou estabelecida a terceira semana do mês de maio, justamente esta que estamos vivenciando, como a Semana Estadual das Hepatites Virais.
Quero fazer algumas reflexões sobre isso exatamente por estarmos nesta semana de combate às hepatites, pela importância que tem o tema e pela quantidade de pessoas que terminam sendo afetadas.
Temos alta incidência da hepatite B na região oeste de Santa Catarina, chegando a equipar-se à região amazônica, deputado Dieter Janssen. Aqui no litoral a incidência maior é da hepatite C.
Há disponibilidade em nosso país, inclusive através do SUS, da vacinação gratuita que previne a hepatite B, que pode ser feita em qualquer posto de saúde que tenha sala para isso. Além disso, o governo federal está fazendo uma campanha para que todos os jovens até 24 anos sejam imunizados.
Na verdade, a nossa luta é para que a vacina esteja disponível para todos, independentemente da idade. Já houve ampliação da faixa de idade, mas ela precisa estar disponível para todos.
No entanto, vacinar não é a única solução, é preciso que os postos tenham, deputado Manoel Mota, condições de fazer exames rápidos e gratuitos para detectar a doença. Mas nem todos têm essa possibilidade. Existem centros de triagem e aconselhamento que oferecem esse serviço, como é o caso dos municípios de Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque, Imbituba, Itajaí, Lages, Chapecó e Florianópolis, mas em outras cidades ainda não há.
Propusemos, no ano passado, dois projetos de lei relacionados a esse tema, e um deles já se tornou lei, que é exatamente aquele que cria a Semana Estadual de Combate às Hepatites Virais. O outro assegura vacinação gratuita contra as hepatites A e B, gratuidade no tratamento, bem como todos os medicamentos, já que nem sempre o indicado pelo médico é fornecido pelo estado; gratuidade em todos os exames, tendo em vista que alguns não são realizados pelo Lacen; garantia, quando necessário, da realização gratuita de biópsia e criação de um centro de referência em assistência aos portadores de hepatites virais no estado.
Então, temos essas ações como importantes e estamos propondo exatamente um tema que merece reflexão, principalmente quanto à prevenção.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Ouço com muito prazer o deputado Manoel Mota.
O Sr. Deputado Manoel Mota - Eminente deputado Neodi Sareta, essa preocupação é importante, é fundamental.
Eu, em 1964, tive um acidente de carro. Fiquei um ano internado num hospital. Fiz muitas transfusões de sangue e peguei os vírus das hepatites A, B e C. As hepatites A e B consegui curar. A hepatite C trato com a dra. Ester Dante há muitos anos. Estou esperando que a Medicina avance e eu possa fazer um tratamento mais leve, porque o tratamento da hepatite C é quase como um tratamento de câncer. Evidentemente estava um pouquinho acima do peso, e a dra. Ester me disse que eu deveria perder dez quilos ou ela iria internar-me. Assim, fiz o sacrifício, costurei a boca e perdi dez quilos.
Por isso, quero cumprimentá-lo e dizer-lhe que votarei favoravelmente em qualquer projeto dessa natureza. Além disso, acho que essa vacina é fundamental.
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Obrigado, deputado Manoel Mota. V.Exa. incorpora ao meu pronunciamento um testemunho pessoal que eleva a importância do tema que estamos tratando.
Mas, sr. presidente, srs. deputados e estimada deputada Ana Paula Lima, v.exa. que é enfermeira, tem-se preocupado muito com esse tema e como prefeita de Blumenau colocará a saúde como a grande prioridade da sua administração.
Neste momento, quero solidarizar-me com a família de Fernando Cezar Santos, presidente do Grupo Hércules, que faleceu nesta madrugada.
Fernando se dedicou por muitos anos a um trabalho incessante de combate às hepatites virais, bem como à doação de órgãos. Por ironia do destino, foi acometido pela hepatite e faleceu justamente nesta semana - a Semana Estadual de Combate às Hepatites Virais.
Quero solidarizar-me, repito, com a família, deputada Angela Albino, do nosso querido Fernando Cezar Santos, presidente do Grupo Hércules, desejando que esta semana seja realmente de reflexão e de ações que efetivamente combatam a hepatite, que é uma doença silenciosa e que preocupa milhares de pessoas em Santa Catarina e no Brasil.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)