Pronunciamento

Neodi Saretta - 088ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/10/2013
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, estimados catarinenses que acompanham a presente sessão, fizemos ontem, no plenarinho desta Casa, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público de Qualidade. Esteve presente o deputado Sargento Amauri Soares, que também subscreveu o requerimento para a instalação dessa frente.
Quando se fala em qualidade do serviço público, em qualidade no atendimento ao cidadão, em obras públicas, em educação, em segurança, a primeira lembrança que temos é sempre a questão dos recursos, dos investimentos, e nesse contexto muitas vezes nos esquecemos do que é fundamental para que tudo funcione bem, para que o serviço público funcione; o servidor público.
E foi pensando nesses aspectos todos que propusemos a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público de Qualidade, com o objetivo de debater, propor estudos, fiscalizações e mobilizações sociais. O debate e a cobrança pelo fiel cumprimento das Constituições Federal e Estadual, especialmente no que diz respeito aos princípios básicos que regem a administração pública, ou seja, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência do serviço público.
Para que isso realmente aconteça, concordamos ser essencial promover o funcionalismo e a continuidade no serviço público. E essa continuidade se dá pela contratação de servidores efetivos através de concursos públicos, para que o servidor possa prestar um melhor serviço à comunidade.
Ao mesmo tempo, quando se fala em serviço público, é preciso pensar em todas as esferas, inclusive a municipal. E a Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal foi justamente uma das grandes motivadoras para que constituíssemos essa frente, já que é na esfera municipal que o cidadão está mais próximo. O primeiro atendimento que o cidadão busca é o serviço público municipal, deputado Altair Silva, que está mais próximo dele.
Também temos o orgulho de presidir a Frente da Saúde do Trabalhador, que realizou um evento na semana passada que mostrou a situação em que se encontram algumas categorias, especialmente em relação à pressão psicológica e à sobrecarga de trabalho vivida.
Na área da segurança, temos cerca de 12 mil policiais militares em Santa Catarina, deputado Sargento Amauri Soares - v.exa. que representa tão bem essa categoria - , mas em 1980, quando nosso estado tinha apenas 3,2 milhões de habitantes, a PMSC contava com 11 mil policiais. Hoje o estado está com uma população de sete milhões de habitantes e continuamos com o mesmo efetivo.
Então, é óbvio que isso provoca uma sobrecarga de trabalho, é óbvio que isso não fornece as condições necessárias para que esse segmento possa trabalhar com dignidade. E assim também acontece em outras áreas, em outros segmentos.
Portanto, a nossa pretensão é colocar em debate a questão do serviço público e as condições de trabalho, para que tudo isso tenha um único e grande objetivo: um atendimento de qualidade para a população. Somente assim tem sentido a existência do poder público: atender bem o cidadão nas suas necessidades, principalmente em tempos em que as pessoas estão mais conscientes e reivindicando mais os seus direitos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)