Pronunciamento

Neodi Saretta - 121ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/11/2022
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Destaca que mais um passo importante foi dado em direção à lei que trata do fundo estadual de combate ao câncer, de sua autoria. Lembra que este projeto já havia passado na CCJ e que tramitou agora na Comissão de Finanças, seguindo seu tramite legal, e posteriormente a Comissão de Saúde e Plenário.
Reforça que este é um projeto que visa garantir recursos para atendimento e tratamento da pessoa com câncer no Estado de Santa Catarina. Apresenta dados do Instituto Nacional do Câncer, que traz uma estimativa para o País de cerca de 700 mil novos casos da doença por ano, entre 2023 e 2025. Cita que, com esses dados, é necessário ainda mais o amparo financeiro para que os portadores da doença tenham condições de prevenção, tratamento e reabilitação.
Comenta que o mês de novembro é marcado para a conscientização de prevenção ao câncer de próstata e, segundo dados do INCA, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os Estados que mais apresentam casos da doença.
Destaca também a angustia de catarinenses que estão nas filas à espera por cirurgias eletivas; estima-se que 103 mil pessoas estejam aguardando uma vaga, e diz que apresentou uma emenda no valor de R$ 55 milhões para suplementar os recursos dessas cirurgias. [Taquigrafia: Guilherme]