Pronunciamento

Neodi Saretta - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/12/2020
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Destaca que no dia de hoje pela manhã, na Comissão de Saúde a qual preside, debateram a questão da vacina contra o coronavírus e a logística de imunização em Santa Catarina.
Mostra-se preocupado no tocante a que o Estado não fique para trás no debate, mas possa estar na linha de frente sobre a questão da responsabilização da vacinação da população, buscando uma vacina e parceria para que possa ser prontamente oferecida aos catarinenses. Lembra que a questão da vacina não é ideológica, e espera que sua escolha seja pela eficácia, independente da sua origem.
Registra também a presença da Fecam - Federação Catarinense dos Municípios, e presta sua homenagem ao Prefeito de Rodeio, Paulo Vaz, e a toda equipe de assessoria da Fecam, pelas iniciativas tomadas e assinatura de um protocolo de intenções com o Instituto Butantan, no intuito de possibilitar futuras aquisições de vacinas.
Comenta sobre a dificuldade do Ministério da Saúde em apresentar um plano de imunização da população brasileira, considerando que Estados e Municípios precisam elaborar os seus planos também para a questão dos insumos, como seringas e equipes, que não podem faltar num momento de vacinação.
Diz que o momento é grave, de altíssimo contágio, e discorre sobre a importância da ampliação dos leitos de UTI no Estado, esperando que o Governo realmente faça parcerias para a aquisição das vacinas, tão logo esses imunizantes estejam disponíveis à população. [Taquigrafia: Guilherme]