Pronunciamento

Neodi Saretta - 053ª SESSÃO ORDINARIA

Em 31/05/1999
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, iremos utilizar estes dois minutos para fazer o registro - e deixá-lo formalizado, através de um requerimento da nossa Bancada - da perda de um cidadão brasileiro que deixa um exemplo de vida para todos aqueles que querem lutar pela justiça, pelos direitos humanos e contra a opressão neste País. Falo do pastor Jaime Wright, que morreu no último sábado de infarto, aos 71 anos de idade.
Jaime Wright era irmão do ex-Deputado Paulo Wright, que teve seu mandato cassado por esta Assembléia Legislativa, sendo, posteriormente, reabilitado.
Quando presidimos a Assembléia Legislativa de Santa Catarina, tivemos a oportunidade de abrir o cofre onde estava guardada a documentação do processo de cassação de Paulo Wright. Na oportunidade, inauguramos, então, o Memorial da Democracia, onde estão expostos os documentos daquele episódio.
O pastor Jaime Wright é um dos co-autores do livro Brasil nunca Mais, que retrata o que foi o período de regime autoritário deste País, retrata os bastidores do Governo militar, especialmente dos processos contra militantes de movimentos populares, de movimentos sociais.
O livro Brasil Nunca Mais, publicado em 1985, sem dúvida, é um histórico que servirá para o presente e para o futuro, para que as futuras gerações possam também compreender o que foi aquele período dos Governos ditatoriais.
O pastor Jaime Wright deixou um exemplo a todos aqueles que lutam pelos direitos humanos. Por isso, em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores, queremos fazer este registro que estamos formalizando também através de um requerimento, endereçado à família de Paulo Wright.
Infelizmente, o Brasil perde uma grande liderança, perde uma pessoa que deu exemplo de luta, de trabalho. Como destacou o Cardeal D. Evaristo Arns "ele foi fiel à causa do povo". Essas foram as palavras de D. Evaristo Arns em homenagem ao pastor Jaime Wright, que, infelizmente, deixou-nos no sábado.
Era esse o registro, Sr. Presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)