Pronunciamento

Neodi Saretta - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/07/2012
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, estimados catarinenses que acompanham esta sessão, trago à tribuna neste dia a preocupação que aumenta a cada dia em Santa Catarina. Não é certamente motivo, digamos assim, um excesso de pânico da população, mas deve ser motivo de medidas urgentes por parte do governo, das secretarias de Saúde, de todos os órgãos do governo no estado de Santa Catarina.
Refiro-me, deputado Jailson Lima, v.exa. que preside a sessão neste momento e também é médico, à preocupação com a gripe A em nosso estado. Para isso estou encaminhando uma proposição ao sr. governador do estado de Santa Catarina e ao sr. secretário de estado da Saúde, pedindo para que seja disponibilizada a vacina a todos os catarinenses.
Estamos preocupados com isso porque o inverno mal começou e as temperaturas mais baixas e mais úmidas ainda estão para vir e depois desse período de grande preocupação da gripe A, em 2009, as pessoas, em nosso entendimento, vamos dizer assim, começaram a ter certo relaxamento com relação a isso.
Em 2009, houve uma grande preocupação com a gripe A, em 2010 e em 2011 a coisa ficou mais calma e isso ocasionou, e falo isso de maneira em geral da população, certa tranquilidade às pessoas. Mas já foram registradas no estado de Santa Catarina quase 50 mortes desde o dia 5 de maio. A imprensa noticiou hoje que 45 pessoas já morreram em nosso estado em função da gripe A.
Inúmeros casos foram notificados, são mais de 300 casos já confirmados da doença em Santa Catarina, e os números estão aumentando. Está ocorrendo inclusive uma demora para se dar o resultado do exame em função da grande quantidade de pedidos. Há clínicas, inclusive particulares, que já não dispõem mais da vacina. Mas a nossa grande preocupação é no sentido de que haja uma distribuição da vacina a toda a população de nosso estado. Creio que isso é importante.
Em toda a região sul dados já apontam para mais de 70 mortes. Somente em 2012, como já disse, em Santa Catarina, já ocorreram, segundo os últimos dados de informação, 45 mortes registradas no estado, em faixas etárias variando entre 8 e 72 anos de idade. É claro que há os grupos mais suscetíveis que recebem a vacina, mas efetivamente, como disse, depois daquele grande problema de 2009, no auge da pandemia, na região sul naquela ocasião, ocorreram 780 mortes causadas pela gripe H1N1. E agora estamos apenas no início do inverno e já ocorreram 45 mortes somente em Santa Catarina e 72 mortes na região sul.
Em 2010, a Organização Mundial da Saúde decretou, então, em agosto o fim daquela pandemia e o Brasil registrou 2060 mortes provocadas pela doença em 2009, 113 mortes em 2010 e 27 mortes em 2011. Ou seja, houve uma queda bastante acentuada de 2060, em 2009, para 27 mortes, em 2011. Mas agora, em 2012, o estado já está registrando um número de 45 casos de mortes.
Portanto, há preocupação de que isso possa aumentar e temos semelhantes problemas, quem sabe, havidos também em 2009. Não acreditamos naqueles níveis, mas a prevenção é a melhor ação.
Por isso, estamos apelando ao governo do estado e ao governo federal ações para disponibilizar em Santa Catarina essa vacina para todos os catarinenses. Em algumas cidades, como Concórdia e Seara já solicitaram doses de vacina para imunizar toda a população do nosso estado.
Vivemos um momento de preocupação e entendemos que as ações precisam ser agilizadas. Temos informações também que a secretaria da Saúde está disponibilizando novas vacinas, mas, no nosso entendimento, é preciso disponibilizar a vacina para todos. A prevenção é o melhor caminho para diminuir o problema. É claro que mesmo com a distribuição de vacinas a recomendação para a população é que siga as normas de higiene, que tome os cuidados que foram recomendados, especialmente em 2009, no auge da pandemia, quando houve o problema maior. Então, aqueles cuidados, aquelas precauções devem ser retomadas.
Por isso, sr. presidente, encaminhamos também esta proposição através da Assembleia Legislativa para que o governo possa fazer a disponibilização da vacina da Influenza A H1N1 para toda população catarinense, para termos atendida essa preocupação, essa demanda que já está gerando insegurança nos catarinenses.
Não é, com eu disse, para alarmar nossa população, mas é uma questão preocupante, sim, e todos nós temos que ter essa consciência, assim como os órgãos de saúde, as entidades, as unidades de saúde das esferas do governo estadual, federal e municipais para evitarmos que possa se alastrar mais ainda a infecção da gripe A em Santa Catarina.
Portanto, o nosso pedido é que sejam disponibilizadas para todo estado as vacinas para imunizar a população em relação à gripe A.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)