Pronunciamento

Neodi Saretta - 066ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/08/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, gostaríamos de fazer o registro nesta tribuna em relação ao evento que tivemos na última semana, na cidade de Concórdia, na comemoração dos 77 anos daquele município.
Tivemos lá, deputado Silvio Dreveck, a ExpoConcórdia, um dos maiores eventos em termos de feira de Santa Catarina. Durante a realização desse evento mais de 150 mil pessoas passaram pelo Parque Municipal de Exposições, inclusive a nossa TVAL esteve lá fazendo a cobertura, assim como alguns deputados também tiveram a oportunidade de lá passar. Nós mesmos tivemos a oportunidade, aproveitando a semana de recesso da Assembleia Legislativa, de participar ativamente não só da feira em si, mas de diversos eventos paralelos que aconteceram. Até tivemos a oportunidade de ser convidado para palestrar em um dos seminários que tratava sobre gestão democrática, sobre orçamento participativo.
Nessa exposição estiveram pessoas de toda região, de toda Santa Catarina, expondo e demonstrado inclusive a pujança da região, do município de Concórdia, com seus 77 anos.
No dia 29 de julho, no aniversário do município, o tradicional bolo e mortadela, servidos para a população concordiense. Foram 77m de bolo, 77m de mortadela, para simbolizar os 77 anos da emancipação do município de Concórdia.
Concórdia fica no alto Uruguai catarinense, uma cidade produtora. Lá se produz alimentos que já foram para mais de 100 países mundo afora.
Todos os estados brasileiros já receberam produtos fabricados no município de Concórdia. É uma região de tradição, de trabalho e fez uma grande exposição no sentido de mostrar a parte da indústria, do comércio, da agropecuária, a parte do gado leiteiro, do gado de corte, da agricultura familiar, em que são destaques também as pequenas agroindústrias familiares.
No pavilhão da agricultura familiar ao lado do saboroso café servido diariamente, café colonial, estavam os produtos de origem da agricultura familiar, mel, salame, compota, enfim, produtos que caracterizam a agricultura familiar e que foi um dos balcões, um dos pavilhões, de maior visitação durante essa ExpoConcórdia.
Portanto, queremos fazer esse registro do aniversário da cidade de Concórdia, dos 77 anos, da ExpoConcórdia, juntamente com a chamada festa nacional do leitão assado. Uma festa gastronômica, um dos eventos paralelos à expo e que milhares de pessoas participaram.
Um dado interessante da Fenal é que toda carne utilizada, inclusive os pratos que vão para o concurso, não pode ser comercializada. Ela é consumida por um grupo de amigos, por pessoas que ali estão. Ou seja, um grupo de um clube ou de uma empresa organizam o prato, o leitão, e a carne é consumida pelos próprios membros do grupo, não podendo ser comercializada. E foram mais de 200 equipes que participaram da festa do leitão assado, uma festa que divulga o consumo da carne suína e que demonstrou mais uma vez o sucesso e a participação.
Por isso, parabenizamos em primeiro lugar o povo de Concórdia pelo seu aniversário, pelos 77 anos de luta, de história, de construção de município pujante. Em segundo lugar, parabéns à prefeitura municipal, à administração municipal, pela condução da Expo Concórdia, da Festa Nacional do Leitão Assado, em nome de todos os coordenadores, do vice-prefeito que foi o coordenador-geral, do prefeito.
Em terceiro lugar parabenizamos todas as entidades co-organizadoras do evento, CDL, Acic, demais entidades que participaram e todos os expositores, que de uma forma ou de outra deram brilho para aquele evento, além da grande participação do público. A grande participação do público se dá de uma forma gigantesca, também por uma questão importante.
Hoje, no parque de exposição de Concórdia existe um centro de eventos construído ainda na gestão em que tivemos a honra de ser o prefeito daquele município, que comporta os shows. Portanto, o cidadão que vai para feira, visitar a feira, visitar a exposição, não paga absolutamente nada de ingresso para visitar a feira, apenas, obviamente, aqueles que desejarem acompanhar os shows.
Portanto, aí está um dos grandes motivos do sucesso da participação do público na ExpoConcórdia, nos 77 anos de aniversário do nosso querido município.
Antes de finalizar, sr. presidente, gostaríamos de dizer que para este semestre diversos assuntos estarão aqui, nesta tribuna, sendo levantados. Vamos ter o debate sobre o Orçamento Regionalizado e uma série de outros temas. Mas queremos ressaltar a importância do debate sobre a saúde em Santa Catarina. Inclusive, queremos ressaltar aquilo que aprovamos nesta Casa Legislativa no final do semestre passado, que os recursos referentes aos débitos das empresas com o estado serão canalizados para a Saúde. Esse é um ganho importante e fundamental que esta Casa ajudou a produzir com os debates e negociações feitos na comissão de Finanças e Tributação, as intervenções na comissão de Saúde, enfim, com a participação daqueles que se empenharam para que esses recursos fossem para a Saúde.
Portanto, agora, no segundo semestre, vamos cobrar a aplicação desses recursos. A exemplo daquilo que está sendo divulgado agora, que é o mutirão das cirurgias, que julgamos importante, fundamental, parabenizamos o governo por essa ação. E queremos que inicie imediatamente, uma vez que já está sendo divulgado nos meios de comunicação - o que nos surpreendeu porque a propaganda começou antes da cirurgia. Mas de qualquer forma, parabenizamos o governo por essa ação, porque esse represamento na área da Saúde precisa ser resolvido. Não acredito, honestamente, que com apenas R$ 20 milhões seja solucionado o problema, mas parabenizo pela ação. E vamos continuar cobrando uma atenção maior para a área da Saúde em Santa Catarina. Com certeza, ao longo desse segundo semestre, deveremos voltar muitas vezes a esse tema.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)