Pronunciamento

Neodi Saretta - 115ª SESSÃO ORDINARIA

Em 25/10/1999
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, estivemos ontem no Município de Irani participando da 1ª Festa Estadual do Contestado, para a qual acorreram milhares de pessoas. Mais de mil figurantes reproduziram uma das batalhas do Contestado, e reproduziram-na sob o ponto de vista do resgate da verdade da Guerra do Contestado. Creio que o historiador Vicente Telles e todas as pessoas que lá estavam conseguiram retratar um pouco dessa luta sofrida dos caboclos, dos agricultores, enfim, dos que foram espoliados na Guerra do Contestado.
Não poderia deixar de fazer esse registro, necessário não só por ser um registro histórico, Deputado Pedro Uczai, como V.Exa. já o fez desta tribuna, mas por resgatar a verdade que por muito tempo ficou oculta, ou seja, o sofrimento, a espoliação e o massacre de colonos, de agricultores, de caboclos e de índios, numa das guerras que foi pioneira na utilização de aviões para praticar o massacre.
Um remanescente da tribo indígena do Município de Ipuaçu esteve representando sua tribo ontem na Festa Estadual do Contestado, o que certamente serve para reflexão, serve para que nós possamos analisar um pouco mais a verdadeira história de Santa Catarina.
Deixo consignado este registro e meus cumprimentos aos organizadores e participantes desse evento, desejando que outros momentos como esse aconteçam para que possamos resgatar a verdadeira história do Contestado.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não!
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Deputado Neodi Saretta, fico feliz com o seu pronunciamento, porque nesta Casa temos que trazer à tona, além daqueles que foram expropriados da terra, os que foram expropriados da memória e da história.
Então, trazer esses sujeitos para a cena histórica é dar visibilidade política do passado e do presente desses sujeitos, é mostrar a exclusão social dessas pessoas, que vivenciaram processos de luta e de resistência, de opressão e de morte, e muitos deles estão também sofrendo no presente.
Nós, do Partido dos Trabalhadores, sempre temos que trazer à tona esses excluídos e silenciados da história. E aquela festa é mais uma razão para trazer os caboclos à cena histórica, deixando-os visíveis nesse final de século, mostrando que eles existem e que têm que existir como cidadãos e como sujeitos históricos.
Parabéns pelo seu pronunciamento!
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Agradeço o seu aparte, Deputado Pedro Uczai.
Mais uma vez, Sr. Presidente e Srs. Deputados, queremos deixar consignada a importância de resgatarmos a verdadeira memória do Contestado e a dívida social que temos para com os herdeiros daquele sofrimento.
Nessa festa estava o Sr. Firmino Martins, vulgo Firmino Caroço, com 105 anos de idade. Um companheiro de Concórdia, Itamar Fornari, apresentou-me a ele dizendo: este é o Deputado Neodi Saretta. E ele, com um breve olhar para mim, disse: filho do Severino Saretta, lá de São Lourenço. Conheço ele, conheci seu pai, conheço todos os seus irmãos.
Com uma lucidez dessa, Sr. Presidente e Srs. Deputados, não poderíamos ter voltado com ânimo maior desse encontro!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)