Pronunciamento

Neodi Saretta - 114ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/11/2021
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Dirige-se aos membros da Comissão de Saúde, relembrando que no dia 17 de novembro, às 9h, haverá a reunião ordinária.
Na sequência de sua explanação, salienta a necessidade de se disponibilizar, na rede pública, o exame Ecocardiograma Fetal, que utiliza imagens, considerando muito importante a realização no período pré-natal, cujo objetivo é identificar doenças congênitas específicas, além de possibilitar o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração durante a gravidez, permitindo que algumas cardiopatias sejam identificadas e tratadas na gestação.
Relata que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma, em cada 100 crianças nascidas no Brasil, apresenta alguma má formação no músculo cardíaco, resultando problema no coração, defeito congênito mais comum nos recém-nascidos. Em vista disso, reforça a importância do referido exame, e comenta que tem reivindicado ao SUS, Sistema Único de Saúde, disponibilizar na rede o exame Ecocardiograma Fetal.
Manifesta, ainda, sobre a questão da Vacina Pneumocócica Conjugada 13-Valente, disponibilizada no Sistema Único de Saúde, e indaga se tais quantias de doses adquiridas correm o risco de ter o seu prazo de vencimento esgotado sem que tenham sido todas elas aplicadas, uma vez que protegem contra doenças causadoras de pneumonias, meningites, otites, e foi ampliada temporariamente para mais pessoas, fornecida gratuitamente para o Sistema Único de Saúde. Diz também que se preocupa porque em Santa Catarina, especificamente em Florianópolis, existe somente um CRIE-Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, e reivindica mais um centro no interior do Estado, beneficiando as pessoas que têm direito à dose da vacina, e solicita ao Estado ampla divulgação desses imunizantes disponibilizados.
Por fim, espera que o Ministério da Saúde dê a possibilidade de ampliar a aplicação da terceira dose da vacina ou reforço a todos os brasileiros. [Taquígrafa: Elzamar]