Pronunciamento

Neodi Saretta - 002ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/02/2021
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Manifesta grande preocupação pelo ritmo que está sendo a vacinação nos municípios catarinenses e no Brasil afora.
Comenta das dificuldades enfrentadas para obter a vacina e lembra que faz quase 20 dias que se iniciou a campanha, e o Estado aplicou, segundo dados divulgados, apenas 36% das doses recebidas até o momento.
Questiona o porquê de alguns municípios vacinarem até às 17:00 horas de sexta-feira e não vacinarem aos sábado e domingos, e mostra-se preocupado com a situação de emergência. Relata que há municípios que têm 21 salas de vacinação e utilizam apenas uma, e a capital aplicou em uma segunda-feira apenas 115 vacinas.
Cobra agilidade e pede que o Estado fiscalize, pois, segundo informações obtidas, o medo tomou conta da população por causa das sanções para quem furar a fila de vacinação. Mostra-se a favor das sanções, mas pede que não se pare a vacinação para investigar casos pontuais.
Entende que tem poucas vacinas, mas argumenta que, segundo cálculos realizados, estão sendo vacinadas seis pessoas por dia por sala de vacina, e ressalta que isso não é possível, pois desta forma fica difícil sair da pandemia.
Faz apelo que não se pare com a vacinação quando alguém não quer vacinar, que se vacine outro, e indaga o porquê das poucas vacinas disponíveis estarem sendo aplicadas em ritmo tão lento. Pede veementemente aos administradores que agilizem a aplicação, porque enquanto se faz discurso político, o povo está morrendo.
Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Parabeniza o Deputado Neodi Saretta pelo protagonismo na Comissão de Saúde e ratifica suas palavras, dizendo que o Estado tem 7 milhões de habitantes e apenas 70 mil doses aplicadas. Lamenta o ritmo lento da vacinação no Estado e espera que novas parcerias sejam feitas. [Taquigrafia: Guilherme]