Pronunciamento

Neodi Saretta - 015ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/03/2021
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Comenta sobre a reunião da Comissão de Saúde, e registra a presença do representante do Conselho Nacional de Secretários da Saúde, Doutor Leonardo Moura Vilela para debater ações no enfrentamento à pandemia, com ênfase na questão da busca de vacinas.
Fala sobre a grande expectativa da vacina, mas infelizmente ela tem chegado em pouca quantidade e os contratos são muito demorados. Diz que os Estados precisam ser proativos, buscando outras farmacêuticas, embora defenda que o ideal seria o Governo Federal comprar e repassar aos Estados, mas num ritmo mais acelerado para imunizar a população brasileira.
Discorre sobre a letalidade da Covid no Estado, comentando que, na primeira semana de março, Santa Catarina apresentou a maior média semanal de óbitos já registrada durante a pandemia.
Lamenta o momento vivido e a perda de vidas no País, citando também sobre os profissionais de saúde que estão falecendo devido o alto contágio, o que considera apavorante.
Pede ações efetivas na questão dos insumos e do oxigênio, que tem uma alta demanda nos hospitais catarinenses. Solicita que o Governo observe estas questões, pois a situação é dramática e calamitosa, com muitos hospitais fechando o atendimento de emergência ou restringindo atendimento, mesmo na capital.
Reforça a importância das medidas de prevenção, manifestando sua esperança nas vacinas para a situação começar a se normalizar. [Taquigrafia: Guilherme]