Pronunciamento

Neodi Saretta - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/02/2022
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Refere-se ao início do ano letivo de 22, em que os alunos retornam de forma presencial, e fala que durante a pandemia houve muito tempo para reformar escolas, o que não aconteceu com a Escola Básica Vitório Roman em Vargem Bonita.
Apresenta um vídeo com imagens dessa escola que foi atingida, ano passado, por um vendaval, e está, há tempos, aguardando reforma. Relata que houve uma grande mobilização na cidade, fazendo um apelo à Secretaria de Estado da Educação, e os alunos foram realocados no salão do Centro Paroquial sem nenhuma estrutura.
Menciona a reunião que houve hoje, na Comissão de Saúde, que contou com a presença da Secretaria de Estado da Saúde para debater a questão atual da pandemia e quanto aos não vacinados. Esclarece que as vacinas não são experimentais, os imunizantes foram aprovados pelos órgãos regulamentadores internacionais e nacionais, pela agência americana FDA, a europeia EMA, pela Sociedade Médica Brasileira e tantos outros.
Ressalta que a população deve ver na vacina a possibilidade de se combater a doença, ela ajuda na prevenção e quanto ao não agravamento. Diz que, diante de boatos e fake news, a Secretaria da Saúde tem registrado uma queda perigosa no índice de procura de doses de reforço pelos adultos com idade de alto risco.
Afirma que todo o sistema de Saúde está em alerta ao que está acontecendo, com aumento do número de internações e mortes no Estado, e reforça que se deve ter pressa em imunizar. [Taquígrafa: Eliana]