Pronunciamento

Neodi Saretta - 078ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/10/2020
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Novamente faz a defesa intransigente da aplicação de no mínimo 15% do orçamento estadual na Saúde. Menciona que na Lei Orçamentária de 2021, o governo anunciou que vai destinar R$ 3,3 bilhões, o que corresponde a 14% das receitas provenientes de impostos e das transferências da União para o setor. No entanto, afirma que se investido 15%, seriam R$ 224,96 milhões a mais. Explica que, mais do que nunca, se precisará de recursos para que o Estado enfrente o contexto da pandemia e do pós-pandemia, alertando, também, sobre a demanda reprimida por uma saúde em 2020, decorrente do adiamento de tratamentos, cirurgias eletivas e exames de maior complexidade.
Demonstra preocupação com as cenas de aglomeração de pessoas no feriadão, comentando que o patamar de óbitos e o número de casos da Covid-19 aumentaram muito em uma semana, e que isso pode agravar a classificação da doença em várias regiões de Santa Catarina. Sugere o uso de mais campanhas de conscientização para que a população catarinense possa entender a gravidade da doença, pois o gesto de muitos, desrespeitando normas sanitárias e decretos, pode comprometer, inclusive, a volta as aulas presenciais.
Finaliza, lembrando a passagem do Dia do Professor, lamentando os cortes promovidos pelo Poder Executivo no Orçamento para área da Educação em 2021. Ressalta que o Professor é um verdadeiro herói, se manteve firme durante a crise da pandemia, foram guerreiros, principalmente no propósito de ensinar de forma remota para evitar a perda do ano letivo. [Taquígrafa: Ana Maria]