Pronunciamento

Neodi Saretta - 001ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/02/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sra. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, cumprimento todos e digo que é com alegria e satisfação que assumo novamente o mandato de deputado estadual.
Há alguns anos, deputado Ismael dos Santos, usei uma frase mais ou menos parecida com esta: assomo a esta tribuna com satisfação como o mais jovem deputado de Santa Catarina. Em 1995 tive essa oportunidade e agora retorno, não como o mais jovem deputado de Santa Catarina, mas com a experiência extraordinária de ter servido o povo da minha cidade, Concórdia, na condição de prefeito, durante oito anos.
Talvez o fato de vivenciarmos tão diretamente, no dia a dia, os problemas da nossa comunidade, nos tenha feito voltar a esta Assembleia Legislativa com o pensamento central de buscarmos dar a nossa contribuição através de ações que possam, de fato, melhorar a vida dos catarinenses. Retornamos, portanto, com o intuito de contribuir com Santa Catarina, dentro das nossas limitações, com nossas idéias, nossas propostas, mas dar a nossa contribuição para aquilo que for o melhor para o estado.
Como falo neste momento no horário destinado à bancada, embora não seja líder - e estamos muito bem representados -, quero dizer que, com certeza não estamos na função de ser governo em Santa Catarina, a nossa posição, outorgada pela população catarinense dentro da democracia, é de oposição. Mas pessoalmente defendo que seja uma oposição construtiva, vigilante, sim, mas procurando, acima de tudo, contribuir com os interesses da população e do nosso estado.
Muito longe das disputas de gabinetes, de cargo "a" ou cargo "b", a população quer, efetivamente, saber se na segunda-feira, quando começarem as aulas em Santa Catarina, receberá o material e o uniforme escolar. Muito antes do que qualquer cargo interno da Assembléia Legislativa, aquele que busca o sistema da saúde pública quer saber se vai, ainda que para fazer exames relativamente simples, precisar deslocar-se 300, 400, 500km, ou se terá os serviços de saúde descentralizados.
Cito esses exemplos reais e vivos principalmente para elucidar que o que pretendemos é ter esses temas presentes no nosso dia a dia. Tanto queremos isso que a nossa primeira indicação nesta Casa será endereçada ao secretário de estado da Educação, manifestando a nossa preocupação em relação ao fornecimento do material escolar e dos uniformes dos alunos que retornam às aulas na expectativa de ter esses materiais.
A maior parte dos alunos que se matricula em escolas públicas o faz por ter dificuldade de arcar com os custos que uma escola privada ocasiona. Acreditamos que ensino de qualidade também existe na escola pública, mas o estado deve dar uma atenção especial a esse setor. Por isso, fizemos questão de que nossa primeira proposição na Assembléia Legislativa se relacionasse ao tema da educação, porque é uma necessidade dos catarinenses.
Queremos também dizer que temas tradicionais como saúde e educação são fundamentais, mas temas que estão ganhando espaço vertiginoso na atualidade também merecerão uma atenção especial deste Parlamento e, de forma particular, deste parlamentar.
Refiro-me ao meio ambiente. Todos nós, defensores de um meio ambiente saudável, estamos imbuídos da preocupação de termos um desenvolvimento sustentável, mas há também realidades que nos fazem pensar onde estão, efetivamente, as origens das principais questões ambientais de Santa Catarina. Ao longo do mandato, com certeza, muitas vezes estaremos abordando esses temas desta tribuna.
Outro tema importante e que faz parte do cotidiano dos catarinenses, deputado Sargento Amauri Soares, é a segurança pública, que deverá, mais do que nunca, estar presente nas nossas manifestações e intervenções.
Enfim, poderíamos utilizar este horário para enumerar tudo aquilo que julgamos importante, mas teremos tempo e espaço para esses debates, inclusive as manifestações nas comissões técnicas, que estarão sendo montadas nos próximos dias.
Sra. presidente, queremos fazer referência a este momento que vive o estado. Em Santa Catarina o governo assume com a expectativa de fazer o melhor pelo estado, é nisso que acreditamos e vamos torcer, principalmente porque tem uma ampla maioria nesta Casa, inclusive com a adesão de partidos que originalmente não faziam parte da composição que elegeu o governo. Portanto, o governo tem grandes possibilidades de fazer transformações importantes que ajudem a melhorar a vida dos catarinenses, e todas as vezes em que as ações forem em prol dos nossos cidadãos, com certeza terão o aplauso e o apoio deste deputado.
Ao mesmo tempo, estaremos, sim, vigilantes na nossa função de levantar e trazer, aqui para a Assembleia Legislativa, aquilo que julgarmos importante para a sociedade. Não queremos passar novamente por constrangimentos vividos no final do ano passado, quando o principal jornal da cidade de Concórdia estampava a principal declaração do então governador: "Eu não sabia, eu não sabia!", referindo-se a problemas como a ligação do trecho da BR-282, passando por Catanduvas, Jaborá e chegando à BR-153, que necessita de urgentes reparos.
Sobre esse tema, srs. deputados, faremos um pronunciamento específico nos próximos dias, ou seja, queremos trazer os problemas, as necessidades da comunidade catarinense, para dar a nossa contribuição. Muito mais do que apenas fazermos uma oposição apenas política, queremos efetivamente fazê-la de forma propositiva. Até porque, deputado Sílvio Dreveck, quem já teve a oportunidade de sentar numa cadeira de prefeito - e quem não teve poderá ter ainda - sabe que o dia a dia da comunidade às vezes é mais sofrido do que o dos nossos gabinetes e nós temos que transmitir esse sentimento nesta Casa.
Para finalizar, sra. presidente e srs. deputados, quero fazer referência também ao momento que vive o Brasil, presidido pela primeira vez na história por uma mulher, por mérito dela e das mulheres como um todo. Sempre defendemos a igualdade no sentido dos direitos e deveres, e com certeza a Presidência nas mãos de uma mulher estará bem conduzida, mas precisará do apoio da sociedade brasileira para fazer mais mudanças, aprofundar o processo de transformações, para que tenhamos mais ganhos em benefício de todos.
Por isso, quero manifestar, no meu primeiro pronunciamento nesta legislatura, o agradecimento a todos aqueles que me auxiliaram para que pudesse chegar a este momento. Assim sendo, renovo o compromisso de trabalhar com afinco e seriedade em prol da sociedade catarinense.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)