Pronunciamento

Neodi Saretta - 006ª SESSÃO ORDINARIA

Em 01/03/1999
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, tivemos a oportunidade de participar, de 24 a 26 de fevereiro, do III Encontro da Agricultura Familiar da Região Sul e do II Encontro da Juventude Rural, organizados pelo Fórum Sul dos Rurais, na cidade de Francisco Beltrão, no Paraná.
Na verdade, isso foi o início dos debates para discutir o Grito da Terra, que neste ano tem como objetivo analisar a situação da agricultura familiar brasileira, principalmente o encaminhamento das reivindicações deste setor. Foi apresentado neste encontro o quadro da agricultura familiar, que resultou num documento, o qual servirá como subsídio para um debate por todos aqueles que se interessam pelo seu desenvolvimento.
No momento em que este País vive uma crise enorme de emprego, nada melhor do que voltarmos os nossos olhos e as nossas ações para a agricultura familiar, fonte de geração de emprego desde que receba a atenção que merece por parte dos governantes.
Esse III Encontro da Agricultura Familiar serve como marco inicial das lutas, neste ano, deste segmento, e creio que esta Casa, especialmente através da Comissão de Agricultura, tem o importante papel de debater as questões ligadas a este setor, de buscar alternativas que venham amenizar os problemas dos agricultores.
Ainda na semana passada trouxe a esta tribuna mais um caso que considero um ataque aos agricultores, e tive a oportunidade de levar a este encontro acontecido no Estado do Paraná esses calotes que os agricultores têm sofrido, como, por exemplo, no caso da criação de minhocas, de escargot, de vacas uruguaias, de rãs, etc., pois promete-se a comercialização dessas criações e raramente esse fato se concretiza.
O caso das vacas uruguaias é sui generis. Os recursos do Pronaf para a compra de vacas uruguaias foram repassados pelo banco diretamente a uma empresa que até hoje não entregou, pelo menos para grande parte de agricultores, as novilhas da raça holandesa que deveriam vir do Uruguai.
O Sr. Deputado Gelson Sorgato - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não!
O Sr. Deputado Gelson Sorgato - Deputado Neodi Saretta, a respeito das vacas uruguaias, quero dizer que quando estive na Secretaria da Agricultura demos uma paralisada nesse programa, não porque não fosse bom ou porque não houvesse necessidade, mas para fazer uma análise mais profunda da procedência desses animais e dos valores cobrados ao agricultor e ao produtor no campo, eis que através dos recursos do Banco do Brasil e do Pronaf havia pessoas distribuindo, vendendo vacas a um custo muito elevado.
Por isso que esta Casa, através da Comissão de Agricultura, vai acompanhar em nível de Santa Catarina e através de uma integração com outros Estados, para a proteção do pequeno produtor.
A respeito da criação de minhocas, de escargot, queria dizer que financiamos muitos produtores em grupos com muito cuidado. Mas, na verdade, os Secretários Municipais e essas pessoas põem na cabeça que é um bom programa e depois não têm onde comercializar e vender. Então, este cuidado nós temos que ter.
Mas, Deputado Neodi Saretta, a Comissão de Agricultura, através de seu novo Presidente e dos demais membros, deverá, juntamente com os demais Deputados desta Casa, tomar posições.
Inclusive, nas plantações de soja, de milho e de outros produtos nós temos a questão da uréia. Não tenho informações concretas, mas quem quiser comprar uréia terá que pagar 25% de aumento.
Então, eu acho que a Comissão de Agricultura vai ter um papel fundamental para levantar essas questões e discutir na base, fazendo reuniões e usando, quem sabe, o Procon, que é uma força maior, para proteger o nosso pequeno agricultor.
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Agradeço o seu aparte, Deputado Gelson Sorgato.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)