Pronunciamento

Neodi Saretta - 051ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/06/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, sra. deputada e srs. deputados, já ocupamos a tribuna anteriormente, mas em função de diversas atividades da nossa bancada, como a estamos representando neste momento, vamos utilizar o horário do partido.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Deputado Ismael dos Santos, temos alguns assuntos importantes a tratar, mas eu lhe concedo um aparte.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Obrigado, deputado Neodi Saretta. Apenas quero justificar a ausência da bancada do PT e dizer que também me deslocarei daqui a alguns minutos, devido à presença da presidente Dilma Rousseff, em Blumenau, daqui a algumas horas, quando irá fazer a entrega de 580 apartamentos aos moradores daquela cidade, numa parceria com a prefeitura de Blumenau, dando assim uma resposta à calamidade de 2008 no vale do Itajaí.
Muito obrigado, deputado!
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Muito obrigado, deputado Ismael dos Santos, e incorporo ao meu pronunciamento a sua fala.
Também quero fazer um comentário sobre a presença da presidente Dilma Rousseff no estado de Santa Catarina, hoje, num ato importante, na sua primeira visita como presidente da República, e não poderia ser mais oportuna e emblemática, para fazer a entrega, a inauguração de um conjunto habitacional, principalmente para aquelas famílias que sofreram com os problemas ocasionados pelas intempéries climáticas. Essas famílias perderam as suas moradias e hoje, através desse extraordinário Programa Minha Casa, Minha Vida, estão tendo a possibilidade de recebê-las de volta.
Eu não tenho dúvida nenhuma de que a questão das moradias é um dos maiores sonhos das populações, das pessoas que não têm casa ou das pessoas que perderam as suas casas.
Vivenciamos, quando gestor municipal, momentos importantes da entrega de habitação popular, da regularização de loteamentos e percebemos a alegria que vinha daquelas pessoas quando recebiam uma escritura, quando havia a possibilidade de ter a chave da casa, mesmo que isso implicasse em ter que pagar parcelas, obviamente a preços acessíveis, subsidiadas, possibilitando-as a realizar o grande sonho, que é ter a sua casa própria.
Então, hoje a visita da presidente Dilma Rousseff ao estado de Santa Catarina é mais que uma presença no estado, é mais do que um momento de serem apresentados aqueles que são os principais pleitos catarinenses, é um momento de alegria, de felicidade, de poder ver contemplada a cidade de Blumenau, uma cidade importante, uma cidade pujante, uma cidade que tem história de crescimento, que tem uma história de sofrimento, de luta, por uma série de percalços ao longo da sua história, principalmente em termos de enchentes e de outros problemas climáticos, mas que sempre soube se reerguer e que faz da alegria da sua gente, do trabalho da sua gente, um exemplo para o país, realizando, inclusive, um dos maiores eventos em termos de alegria e de festividade, que é a Oktoberfest.
Assim sendo, a presença da presidente Dilma Rousseff reforça a ideia do programa Minha Casa, Minha Vida, que caminha para o lançamento do Minha Casa, Minha Vida II, em que mais famílias serão beneficiadas. É isso, efetivamente, que desejamos, que mais pessoas possam ser beneficiadas.
Portanto, que a vinda da presidente, além de significar esse momento importante, signifique também novas conquistas para o estado de Santa Catarina.
Deputado Antônio Aguiar, quero também fazer o registro do aniversário, hoje, da Rádio Tropical 99.1, de Treze Tílias, o sexto ano de fundação. Essa rádio tem feito um trabalho importante no meio-oeste de Santa Catarina e está instalada numa das cidades mais bonitas do estado, onde temos o tirol catarinense, um povo com tradições tirolesas, uma belíssima cidade turística, com uma rede hoteleira que orgulha o meio-oeste do estado. É uma região de trabalhadores, uma região produtora, com a Rádio Tropical que faz um excelente trabalho de integração regional. E quero deixar consignado isso na tribuna desta Casa.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)