Pronunciamento

Neodi Saretta - 001ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/02/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pedindo licença ao deputado Silvio Dreveck, gostaria de saudar o deputado Pedro Uczai, pois é uma satisfação tê-lo nesta Casa. Aproveito para desejar-lhe sucesso no seu trabalho na Câmara Federal.
Muito obrigado.
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Sra. presidente, srs. deputados e sras. deputadas, inicialmente gostaríamos de registrar e também saudar a presença do nobre deputado federal Pedro Uczai, extremamente atuante nesta Casa por muitos anos, tendo dado uma grande contribuição a este Parlamento e à sociedade catarinense. Nós não temos dúvida, deputado, de que v.exa., na Câmara dos Deputados, em Brasília, também fará um trabalho que contribuirá para a democracia, sempre na defesa dos interesses da nossa bela Santa Catarina.
Ao mesmo tempo, deputado Joares Ponticelli, em nome da bancada progressista, queremos dar a todos os deputados que se reelegeram as boas-vindas, como também aos deputados que estão iniciando as suas atividades no seu primeiro mandato nesta Casa. A nossa bancada não só dá as boas-vindas, como comunica que dará a sua contribuição para que os novos colegas ajudem a engrandecer ainda mais este Parlamento.
A nossa bancada passou oito anos na Oposição. Tivemos, evidentemente, uma candidatura ao governo do estado, mas entendemos, deputado Joares Ponticelli, que diante dos fatos e até levando em consideração as propostas que o novo governo tem para Santa Catarina - propostas voltadas ao cidadão, com o propósito de fazer com que os recursos do estado sejam aplicados prioritariamente na saúde, na educação, na infraestrutura -, devemos apoiá-lo de forma responsável.
O governador Raimundo Colombo tem colocado em seus pronunciamentos, em seus compromissos, que vai valorizar os municípios. E de fato é o que nós desejamos e o que sempre defendemos, porque é nos municípios que de fato as pessoas procuram os serviços de saúde, de educação, de assistência social, de segurança, enfim, de todos os setores que são da responsabilidade do poder público.
Em virtude do propósito do atual governo de fazer com que o cidadão catarinense esteja mais próximo dos serviços públicos através dos municípios, além de outros compromissos, entendemos - e estamos otimista - que o novo governo imprimirá um ritmo administrativo capaz de atender à população catarinense.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Deputado Joares Ponticelli, nosso presidente, concedo um aparte a v.exa.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado Silvio Dreveck, nosso líder, v.exa. foi reconduzido pela nossa bancada para mais um período de liderança em reconhecimento ao grande trabalho que o amigo fez ao longo dos últimos dois anos.
Graças a Deus a nossa bancada está muito fortalecida, muito unida, passou por todo esse processo de divisão de espaços sem nenhuma rusga. Todos os deputados foram prestigiados e valorizados. O deputado Valmir Comin, que durante dois períodos nos representou com muita dignidade na Mesa Diretora, vai agora presidir a comissão dos Transportes, numa troca com o deputado Reno Caramori, que depois de 20 anos de mandato chega pela primeira vez à Mesa Diretora, também num processo de reconhecimento interno. E temos o deputado Kennedy Nunes e o deputado José Milton Scheffer com comissões para presidir, portanto, com um papel de destaque já nesta legislatura.
Nós vamos continuar, por decisão da bancada e da Mesa Diretora, por mais um período na presidência da Escola do Legislativo, fazendo com que ela seja cada vez mais um instrumento de fortalecimento deste Poder, deputada Ana Paula Lima, v.exa. que ontem já nos apresentou a possibilidade de uma parceria que pretende realizar através da escola. E esse é o propósito, fazer com que a escola atenda às demandas dos 40 parlamentares.
Mas v.exa., deputado Silvio Dreveck, colocava muito bem, como colocou ontem, na visita que fizemos ao Centro Administrativo, a nossa decisão de apoiar o governo de Raimundo Colombo.
No final do ano passado, o governador Raimundo Colombo nos chamou e convidou o nosso partido para ajudá-lo a governar Santa Catarina. A nossa resposta foi afirmativa, sem nenhuma exigência, sem nenhum pleito de cargo, embora o governador tenha oferecido, mas não é este o propósito do nosso partido e da nossa bancada. O objetivo é de contribuir, é de fazer com que o governo possa tratar com igualdade e isonomia os nossos governos municipais, porque houve, sim, no governo passado, discriminação em relação às nossas administrações.
Queremos ver contempladas também, nas ações de governo, as nossas propostas, as nossas bandeiras e, acima de tudo, que se façam correções de rumo daquilo que denunciamos ao longo de oito anos do governo passado, que é a via de equívoco. E percebemos, neste primeiro mês de governo, que a intenção, que a vontade e que a decisão do governador Raimundo Colombo e de sua equipe é efetivamente corrigir o rumo.
A grande demonstração disso é que começou já por aquela pasta que sempre dissemos que não dá para misturar segurança com política ou politicagem. E, graças a Deus, aquilo que nós defendemos durante a campanha, de ver no comando da Segurança Pública um técnico, um profissional da área, alguém que tenha identificação com a segurança e não com a política partidária, o próprio governador Raimundo Colombo já colocou como decisão do seu governo. A partir disso, muitas ações haverão de acontecer com a nossa contribuição, dentro daquilo que sempre defendemos. É com esse propósito que a nossa bancada vai atuar.
Estou muito feliz com a permanência de v.exa. na liderança, pela serenidade e pela transparência com que sempre geriu os destinos da nossa bancada, e assim será durante os próximos dois anos.
O SR. DEPUTADO SILVIO DREVECK - Muito obrigado, deputado Joares Ponticelli, presidente da Escola do Legislativo e do PP, pela contribuição.
O deputado Valmir Comin, que deu uma grande contribuição e bem representou a nossa bancada na Mesa Diretora, em breve assumirá a presidência da comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, por conta da posse do deputado Reno Caramori na segunda-secretaria, que certamente vai representar a nossa bancada com dignidade, com respeito, o que já lhe é peculiar.
Esperamos, deputado Joares Ponticelli, que essa gestão, tanto no Legislativo quanto, em especial, no Executivo, possa de fato contemplar os grandes desejos da população catarinense. Por isso é que vamos aqui debater projetos importantes, dando a nossa contribuição através de críticas construtivas às matérias de origem governamental, procurando aperfeiçoá-las para o bem de Santa Catarina, principalmente na área de investimentos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)