Pronunciamento

Neodi Saretta - 111ª SESSÃO ORDINARIA

Em 18/10/1999
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, a imprensa tem noticiado, tem dado destaque a alguns problemas ocorridos em alguns lixões do Estado afora, especialmente no da cidade de Lages, colocando em destaque a questão dos criadores de suínos, deixando a entender, a nosso ver, que Santa Catarina cria suínos somente nos lixões.
Quero registrar aqui, Sr. Presidente e Srs. Deputados, um parágrafo da carta da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, dirigida ao Diário Catarinense, que diz o seguinte:
(Passa a ler)
"Santa Catarina é o maior produtor de suínos do Brasil. Santa Catarina é o Estado com o maior número de agroindústrias processadoras de carne suína do País. Santa Catarina e o Rio Grande do Sul são áreas declaradas livres de febre aftosa e podem exportar carne suína para qualquer parte do mundo.
Mais de 30 mil famílias criam suínos e têm nesta atividade a principal fonte de renda em Santa Catarina. Também em Concórdia está instalada a unidade da Embrapa que estuda técnicas de criação e alimentação de suínos, difundindo seus estudos para todo o País.
Todos os criadores de suínos de Santa Catarina que abastecem as agroindústrias do Estado e fora dele criam animais dentro de padrões aceitáveis por órgãos governamentais de saúde de todos os países do mundo. Todos os suínos que são fornecidos pelos criadores para as agroindústrias de grande, médio ou pequeno porte são submetidos à inspeção federal, estadual e municipal, o que garante ao consumidor os melhores níveis de qualidade e sanidade."
Faço este registro, Deputado Milton Sander, porque não podemos deixar que se prolifere a idéia de que em Santa Catarina os suínos são criados nos lixões. Isso não quer dizer que concordamos com essas práticas, que não nos importamos que isso continue a acontecer localizadamente. Mas também não podemos deixar que uma informação, dada de forma incompleta, possa prejudicar todo um setor produtivo do Estado de Santa Catarina, que tem se esmerado na produção com qualidade, com técnica e com sanidade, acima de tudo.
Somos grandes produtores e exportadores de carne suína, estamos preocupados com o que esses suínos recebem de alimentação, por isso temos participado de debates sobre os efeitos e as conseqüências dos produtos de origem transgênica, por exemplo. Então, não podemos aceitar que seja difamada pela imprensa a questão de como os suínos são alimentados pelos produtores.
Evidentemente, se existe esses problemas, a fiscalização sanitária, Deputado Ivan Ranzolin, deve resolver, deve ir atrás. Agora, não podemos deixar de fazer este registro a favor dos produtores de carne suína, porque sabemos como a grande maioria cria os seus animais. E hoje essa carne é uma das melhores para o consumo humano, pois tem baixo teor de colesterol.
Eu quero acrescentar, Deputado Ivan Ranzolin, que existem muitas pessoas, infelizmente, que vivem em condições mais precárias que os próprios animais que estão em propriedades, e isso é lamentável.
O Sr. Deputado Ivan Ranzolin - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não!
O Sr. Deputado Ivan Ranzolin - Deputado Neodi Saretta, realmente V.Exa. tem razão. E eu já assisti a uma reportagem, se não me engano, do Globo Repórter, a respeito das pessoas que vivem nos lixões de São Paulo. É uma coisa terrível!
Felizmente, as autoridades tomaram a iniciativa de construir casas para essas pessoas longe dos lixões, afastando, pelo menos, as crianças. E isso foi conseguido graças às Organizações Não Governamentais.
Com relação a esse episódio que V.Exa. faz referência, quero dizer que fizemos contato com a polícia e com todas as autoridades responsáveis para coibir a violência, exatamente para impedir que se faça uma conotação de que a qualidade dos produtos de Santa Catarina pode estar comprometida com reportagens dessa natureza.
Temos que elogiar quem faz a reportagem, porque é um aviso, mas as autoridades têm que tomar providências para que isso não ocorra mais, porque a população alimenta-se desses animais.
Concordo com V.Exa. e não tenho nenhuma observação a fazer. Aliás, essa reportagem serviu para que fossem tomadas iniciativas em outras cidades onde isso ocorre também.
Então, as Prefeituras e o Governo do Estado têm que ter um maior cuidado com relação a isso.
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Agradeço a V.Exa. o aparte.
O Sr. Deputado Moacir Sopelsa - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não!
O Sr. Deputado Moacir Sopelsa - Deputado, V.Exa. vai levar para a Comissão de Agricultura, amanhã, uma proposta nossa, a fim de que esta Casa tome alguma providência neste sentido.
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Agradeço o seu aparte, Deputado Moacir Sopelsa, reafirmando que este debate será oportuno no dia de amanhã na Comissão de Agricultura.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, neste um minuto que me resta quero fazer uma breve referência à convenção estadual do Partido dos Trabalhadores, dizendo que de fato o Partido sai fortalecido para as grandes batalhas que terá pela frente e que também - e isso será um debate interno do Partido, no nosso entendimento - o que foi estampado, hoje, em alguns jornais sobre a exclusão do PPS do campo de coligações do PT não corresponde com o nosso entendimento.
Entendo que aquilo não estava na tese geral aprovada, que o adendo apresentado não foi votado, embora minha posição possa ser minoritária perante os demais membros do Partido. Contudo, percebo que essa posição não foi votada e, portanto, foi colocada publicamente de forma irresponsável.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)