Pronunciamento

Neodi Saretta - 035ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/05/2021
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Solidariza-se com todas as famílias e com a comunidade de Saudades pela tragédia ocorrida, nessa manhã, na Escola Pró-Infância Aquarela desse município, afirmando que faltam palavras para expressar a sua tristeza neste momento de dor.
Registra que, neste mês, em todo o mundo, é realizada a campanha chamada Maio Roxo, que tem como objetivo divulgar e conscientizar a população sobre duas doenças crônicas classificadas como Doenças Inflamatórias Intestinais, a Doença de Crown e a Retocolite Ulcerativa. Essas doenças com sintomas semelhantes atingem diferentes órgãos e podem comprometer a qualidade de vida de seus portadores se não tratadas adequadamente.
Cita a lei aprovada, neste Parlamento, de sua autoria, que instituiu a Semana Estadual de Divulgação e Conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais. Coloca que as ações referentes à semana deverão ser feitas nesse período de 19 de maio, que é o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. Relata que a Assembleia Legislativa está iluminando de roxo todos os seus ambientes, durante todo o mês, como uma forma de chamar a atenção e a conscientização sobre a gravidade da doença. Isso foi um pedido da Associação de Pessoas com Doenças Intestinais de Santa Catarina.
Afirma estar acompanhando a questão da vacinação em Santa Catarina, e espera que elas possam vir com maior rapidez e em maior número, para que se veja a população efetivamente imunizada, pois já está provado que as vacinas têm salvado vidas. Menciona que a imprensa divulgou que, se continuar nesse ritmo, somente lá por agosto, do ano que vem, toda a população estará imunizada. Diz que serão ceifadas muitas vidas se isso se prorrogar até ano que vem. Lamenta a decisão da Anvisa, que não autorizou a vacina que 64 países já estão usando. [Taquígrafa: Eliana]