Pronunciamento

Neodi Saretta - 025ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/05/2020
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Relembra que desde o inicio de fevereiro demonstrou preocupação com a Pandemia e durante esse período muitos pedidos e cobranças foram feitos ao Governo do Estado.
Registra que uma das primeiras solicitações feitas foi a aquisição de testes rápidos, que precisam de reposição urgentemente, pois são necessários para avaliar a situação de profissionais da saúde que se encontram afastados sob suspeita de contaminação.
Lembra que foram solicitados respiradores e lamenta a vergonhosa situação que envolveu a compra dos aparelhos durante a pandemia. Expõe a necessidade imediata de aquisição de novos respiradores e EPIs para o estado de Santa Catarina. Destaca, ainda, conforme foi citado na reunião da Bancada do Oeste, que há casos de hospitais que não receberam nenhum centavo do Governo do Estado, nem o que recebiam antes e nem o complemento por serviços prestados.
Finaliza, fazendo apelo pela contratação de novos profissionais, expansão de leitos de UTI e renovação dos contratos temporais de médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais que envolvem a saúde pública.
Afirma que tem apresentado sugestões de ações para manutenção dos empregos, a retomada da economia, bem como o acolhimento das pessoas em vulnerabilidade social, além da disponibilização de testes da Covid-19 pelo SC-Saúde. Cita ainda, a questão da estiagem, que está demandando atenção. [Taquigrafia: Roberto]