Pronunciamento

Neodi Saretta - 087ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/10/2014
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, estimados catarinenses, não poderia deixar de fazer uma menção a esse processo eleitoral, parte dele encerrado e parte ainda em disputa agora no segundo turno. Acredito que foi uma eleição um pouco diferente das demais. Não prevaleceram tanto os debates dos programas de governo propriamente dito, pelo que percebemos. Foi uma eleição mais de impulsos, tanto é que aconteceram grandes variações, inclusive nas pesquisas eleitorais.
O fato de ter acontecido um acidente no meio da campanha, o falecimento de um dos candidatos a presidente, surgindo ali um fato novo, de uma candidatura que se apresentava já como vitoriosa, mas no final das contas nem ao segundo turno foi.
Creio que os grandes temas de debates acabaram ficando em segundo plano. Tenho certeza de que agora no segundo turno isso deverá ser melhor analisado, melhor debatido. E que se coloque realmente para o Brasil os programas, mostrando aquilo que se quer efetivamente, aquilo que o Brasil era antes, aquilo que é o Brasil hoje e o que se quer para o Brasil no presente e para o futuro. Espero e desejo que seja esse o clima que predomine para as eleições no segundo turno.
Em relação à eleição de Santa Catarina queremos fazer um registro: Nós, do PT, que tínhamos o nosso candidato a governador, Claudio Vignatti, o senador Milton Mendes, não elegemos o nosso governador, nosso senador, mas acredito que o partido cumpriu o seu papel dentro da democracia, apresentou as suas candidaturas, buscou defender as suas propostas. Não obtivemos aquele resultado que se pensava em termos de governo de estado, mas fizemos o nosso papel, apresentamos as nossas propostas, fomos coerentes. Claro que, depois, internamente, vamos fazer as nossas análises daquilo que entendemos que precisa ser analisado para eleições futuras. Também fizemos o registro das nossas eleições de deputados federais e estaduais. Vamos ter uma representação de dois deputados federais em Brasília da nossa bancada, deputados Décio Lima e Pedro Uczai, aos quais deixamos consignado as nossas congratulações pelas respectivas eleições. E nesta Assembleia Legislativa, teremos uma bancada de cinco deputados na próxima legislatura. Sentimos e lamentamos a não reeleição dos companheiros deputados Volnei Morastoni e Jailson Lima, que fizeram um excelente trabalho. Tínhamos a perspectiva de pelo menos manter os sete deputados nesta Casa. Mas faz parte do processo político, faz parte da disputa eleitoral. E acredito que os cinco deputados que se elegeram, entre os quais temos a satisfação de estar, vão procurar representar aquele ideário, aquilo que defendemos aqui sempre com trabalho e seriedade. De nossa parte também o que queremos é isso, continuar trabalhando com afinco e seriedade para os catarinenses. Com certeza em outras sessões esse tema será melhor debatido, mas não poderia deixar de fazer esse registro. O meu desejo é que aqueles que se elegeram façam aquilo que se propuseram a cumprir em seus programas de governo, Inclusive o nosso governador, Raimundo Colombo, a quem desejamos que possa por em prática aquilo que mencionou, divulgou e que teve ampla aceitação dos catarinenses. Em termos nacionais espero que no segundo turno os debates sejam de alto nível, voltados de fato a propostas para o Brasil e não apenas a questões menores. Mas que possamos de fato pensar o que é melhor para o nosso país, para os brasileiros.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)