Pronunciamento

Neodi Saretta - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/11/2020
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Relata que na manhã da presente data, durante a reunião da Comissão de Saúde, foi debatido o Plano de Contingência para enfrentamento da pandemia de coronavírus.
Relembra que a Comissão da Saúde cobrou o aumento de leitos de UTI e diversas ações efetivas necessárias e, recentemente, a comissão vem debatendo a questão das vacinas. Acrescenta que, na reunião, mais cedo, por proposição do Deputado Ismael dos Santos, houve uma discussão sobre a possibilidade de parceria e estudos sobre uma vacina italiana. Comenta que uma das conclusões é que não se deve apostar em uma única vacina, mas sim apoiar e estimular parcerias do Estado com projetos de pesquisas em andamento.
Discorda sobre a decisão do Ministério da Saúde em descredenciar leitos de UTI em Santa Catarina, e pede ao Governo do Estado que solicite urgentemente o recredenciamento. Acrescenta que os 1500 leitos de UTI são fundamentais para enfrentar a pandemia, e alerta para a possibilidade de haver uma segunda onda. [Taquigrafia: Northon]