Pronunciamento

Neodi Saretta - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/02/2015
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, estamos ocupando a tribuna neste início de sessões ordinárias da nova legislatura e reafirmando os nossos compromissos em relação às ações que vamos desenvolver e as nossas prioridades.
E dentre elas um assunto que tenho movimentado sempre, relacionado aos temas da saúde.
Queria usar esse pronunciamento exatamente para aproveitar e dizer que protocolamos nesta semana uma nova preposição em que estamos solicitando ao governo do estado e ao secretário de Saúde a criação de um programa especial direcionado aos celíacos.
Devemos destacar que os portadores da doença celíaca necessitam de uma dieta especial de alimentos, que além de muito caros nem sempre são encontrados no comércio. Hoje podemos perceber que há um número cada vez maior de portadores dessa doença buscando atendimento na rede de assistência básica à saúde de Santa Catarina.
Portanto, estamos propondo que o estado crie um programa especial, e sei que já tem preocupações nesse sentido, mas de forma muito especial, a atender essas pessoas. Como eu já disse, o alimento especial, os medicamentos, que além de caros, nem sempre encontram. Nós temos recebido com frequência em nosso gabinete demandas de pessoas que nos procuram pelo estado afora.
Queria, inclusive, apenas para o público que nos acompanha pela TVAL, para aqueles que não compreendem tanto talvez sobre essa questão específica, que a doença celíaca vem a ser uma desordem sistêmica autoimune desencadeada pela ingestão do glúten que se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, que pode resultar na atrofia das velocidades intestinais, enfim, basicamente a questão do glúten que é uma proteína que está presente em alimentos como o trigo, a aveia, o centeio, a cevada e o malte.
É pensando nesse conjunto de pessoas que estamos propondo essa indicação para que se possamos ter algum programa especial em Santa Catarina. Infelizmente, é uma doença desconhecida pela maioria da população, mas que segundo levantamentos divulgados em 2011 e 2012, indicou que ela já provoca um número bastante considerável, inclusive de mortes em crianças pelo mundo afora.
Então, esperamos que essa proposição possa ganhar eco e que possamos ter um programa especial voltado então aqui para os celíacos em Santa Catarina.
E para finalizar, sr. presidente, já que o nosso tempo é breve, queria dizer que fizemos em nome da liderança da bancada do PT, a indicação também dos nomes para compor as diversas comissões aqui desta Casa. Portanto, estão devidamente indicados os nomes. Nós também estamos exercendo a liderança, mas também estamos encerrando o nosso mandato na liderança. Vamos participar de diversas comissões, dentre elas, pelas nossas composições aqui a Presidência da comissão de Pesca e Aquicultura, e será um tema que vamos desenvolver aqui por diversas ocasiões nesta Assembleia Legislativa. Com certeza, teremos muitos debates, encaminhamentos a serem propostos no âmbito da referida comissão e das demais comissões que teremos também a participação aqui juntamente com os demais deputados desta Assembleia.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)