Pronunciamento

Neodi Saretta - 078ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/08/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, estimados assistentes, gostaria de cumprimentar especialmente as pessoas que estão presentes aqui no dia nacional de luta pelas 30 horas semanais, do Conselho Federal de Serviço Social, do pessoal deste estado, os assistentes sociais.
Quero dizer efetivamente que se há uma lei do estado estabelecendo uma determinada jornada, esta deve ser cumprida. Os órgãos devem providenciar o quanto antes buscar uma conversação, uma negociação com as entidades de classe, suas representações, sindicatos, associações, para estabelecer essa jornada.
Portanto, é justo o manifesto, e queremos cumprimentar todos.
(Manifestações das galerias)
Sr. presidente e srs. deputados, no mês de junho ocorreu, no hall desta Assembleia Legislativa, o lançamento da chamada Expo Concórdia. E no mês de julho aconteceu esse evento no município de Concórdia, que foi uma das maiores feiras já realizadas no oeste de Santa Catarina. Aliás, falando em feira, hoje mesmo ocorrerá no hall desta Casa o lançamento da Efapi, uma grande feira, talvez a maior feira do oeste de Santa Catarina, deputado Mauro de Nadal, que acontece em Chapecó, para a qual já queremos desejar êxito. Mas eu volto a falar da Expo Concórdia.
Dissemos naquela ocasião que seria feito um relatório, inclusive, relativo a emissão de gases, ao efeito estufa, porque era uma das primeiras exposições no Brasil, como falamos na linguagem popular, ecologicamente correta.
Esse evento, que foi de grande sucesso, efetivamente aconteceu e dele saiu o relatório sobre a emissão de gases, demonstrando o impacto ambiental, porque todas as ações foram desenvolvidas no sentido de que houvesse o menor impacto ambiental possível. Evidentemente, sempre há um residual.
Esse relatório, elaborado por uma entidade contratada pela exposição, mostra o inventário da contabilização dos gases com relação ao efeito estufa desse período. E nele está incluída a queima de combustíveis em equipamentos móveis, como veículos de transportes para a realização do evento, desde caminhões, retroescavadeiras, enfim, todos os carros utilizados para a preparação do parque, até os veículos particulares que para lá se deslocaram, o transporte coletivo utilizado, bem como os rejeitos orgânicos e até mesmo o gás de efeito estufa liberado em função dos aviões que se deslocaram levando as bandas, o pessoal dos shows e das outras locações necessárias para a Expo Concórdia. Tudo isso foi quantificado, e o total de emissões de CO² nesse evento foi 183 toneladas.
Uma das modalidades previstas no Protocolo de Kyoto, como mecanismo de desenvolvimento limpo, para abranger o efeito estufa em longo prazo, é o plantio de florestas. O restauro da mata ciliar nativa é estratégico e traz uma série de benefícios.
Sendo assim, esse relatório recomenda o plantio de 1.139 árvores para que haja a compensação após 20 anos da emissão, através da incorporação de CO² nos materiais renováveis. Portanto, sr. presidente e srs. deputados, como presidente da comissão de Turismo e Meio Ambiente, como ex-prefeito da querida cidade de Concórdia, trago esses dados para demonstrar a importância de cuidarmos bem do meio ambiente inclusive nesses eventos.
Não é preciso deixar de fazer os eventos. Os eventos são importantes e necessários. Precisa-se é tomar as precauções sob o ponto de vista ambiental, como ocorreu na Expo Concórdia, quantificando qual foi a emissão de gases de efeito estufa e promovendo a compensação.
A administração municipal está tomando as providências para essa compensação e fará o plantio dessas árvores. E não poderíamos, portanto, deixar de trazer esse exemplo à tribuna da Assembleia Legislativa. Os bons exemplos que são praticados em Santa Catarina devem ser trazidos.
Fica essa sugestão para que isso aconteça também em outros eventos. Não sei se isso está sendo pensado com relação à Efapi 2011, que será lançada hoje, que é um grande evento. Se tudo correr bem, lá estaremos também para prestigiar. Mas fica a sugestão para que sigam o exemplo do que foi feito na Expo Concórdia, que possam procurar fazer o máximo possível de ações e tomar medidas para evitar agressões ao meio ambiente. E aquelas agressões que porventura forem residuais e inevitáveis, que sejam compensadas. Nesse caso, conforme o relatório, a compensação será dada através do plantio das árvores, conforme a quantificação do relatório apresentado.
Era essa a nossa manifestação, sr. presidente e srs. deputados.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)