Pronunciamento

Neodi Saretta - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/08/2020
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Registra que ontem, dia 05 de agosto, foi o Dia Nacional da Saúde, e menciona o trabalho dos profissionais, neste momento preocupante de luta contra a pandemia.
Aborda questões da infraestrutura catarinense, como das rodovias, que já tem colocado solicitações de melhorias há muito tempo. Cita, a título ilustrativo, um trecho de 15km entre Jaborá e Catanduvas, que está muito precário, e os motoristas relatam acidentes por causa de buracos. Também, na SC-283, trecho entre Concórdia e Chapecó, são muitos os pedidos para revitalização. Relata que houve reuniões com o atual Governo do Estado, foi aprovada emenda ao Plano Plurianual e ao Orçamento, portanto, há previsão orçamentária para essas obras.
Destaca que tem solicitado diversas melhorias nas escolas estaduais, pois não se pode permitir que estudantes e professores frequentem ambientes com infiltração, fiação elétrica inapropriada e goteiras. Entende que o momento, agora, é muito propício para reformas, pois as aulas não são presenciais.
Ressalta que uma grande parcela dos catarinenses não possui sinal de internet, e nesse sentido fez inúmeros pedidos para que as operadoras melhorem a cobertura, principalmente no interior. E também solicita que os estudantes tenham acesso ao sistema digital através de um programa do Governo para compra de computadores.
Ainda, quanto à pandemia, entende que é necessário buscar ações de combate que sejam preventivas, para que as pessoas não cheguem na UTI, e que diminua a contaminação. Menciona a questão dos medicamentos que estão em falta, e diz que é preciso centralizar as compras, fazendo-as de maneira efetiva para suprir a necessidade dos hospitais. [Taquígrafa: Eliana]