Pronunciamento

Neodi Saretta - 021ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/03/2011
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, gostaria de fazer alguns registros, a começar por um evento acontecido no último domingo em Joaçaba, no meio-oeste de Santa Catarina, onde participei da 21ª Romaria Penitencial a Frei Bruno, onde, apesar da chuva que caiu durante toda a manhã, cerca de 40 mil pessoas estiveram presentes.
A cidade de Joaçaba recebe romeiros de todas as regiões, até de outros estados. E essa romaria tem tido tanta repercussão que foi construído no município um monumento em homenagem a frei Bruno. A estátua, de 37m de altura, perde em tamanho apenas para a Estátua da Liberdade, que possui 93m, e para o Cristo Redentor, que tem 38m.
O dado mais importante dessa romaria de domingo é que, durante a celebração, frei Estevão, vice-provincial dos franciscanos no Brasil, anunciou que na última semana a província dos franciscanos, que tem sede em São Paulo, decidiu tornar-se autora da causa da beatificação de frei Bruno. Obviamente é um processo que colherá depoimentos, ouvirá testemunhas e coletará provas para efetivamente verificar a vida de frei Bruno, o que poderá culminar, posteriormente, na sua beatificação e até mesmo na sua canonização.
Quero também aproveitar para registrar nesta ocasião o Encontro dos Vereadores de Santa Catarina, promovido pela Uvesc, que está sendo realizado no Teatro Pedro Ivo Campos, nesta capital. Percebi em alguns vereadores uma angústia com relação aos projetos sobre a reforma política que tramitam no Congresso Nacional, principalmente agora que foram instaladas todas as comissões.
Tivemos a oportunidade, ontem, de participar de um debate na UFSC, com a presença do deputado Paulo Teixeira, líder da bancada do PT na Câmara de Deputados, e do deputado federal catarinense, Pedro Uczai.
Disse ontem, numa intervenção que fiz naquele evento, que a pergunta que efetivamente deve ser feita a respeito da reforma política que queremos é a seguinte: o que ela vai mudar na vida da população? O que efetivamente vai melhorar a vida da população essa reforma?
Eu tenho dúvidas se determinadas mudanças que estão sendo ventiladas vão melhorar a vida das pessoas. Aliás, tenho até dúvidas se essa é uma prioridade dentre tantos outros assuntos importantes que precisamos debater. Mas o Congresso Nacional está debatendo e o debate não faz mal para ninguém, pelo contrário, tudo o que é debatido pode trazer perspectivas de mudanças. Agora, as mudanças não podem ser feitas apenas para facilitar a vida desse ou daquele, para facilitar a eleição de pessoas que não têm representatividade popular, deputado Nilson Gonçalves.
Às vezes nós, parlamentares, temos que ir à base para conversar sobre os processos e a lista poderá ser composta muito mais pelas direções partidárias do que propriamente pela comunidade. Mas essa não chega a ser uma posição, são apenas algumas opiniões que quero dar a respeito desse tema que está sendo debatido e que certamente trará ainda muitos desdobramentos.
Fiz essa referência sobre a reforma política em função desse encontro de vereadores, que está realizando-se nesta capital e no qual tivemos oportunidade de estar presente, ocasião em que percebemos a preocupação dos participantes com o tema.
Muito obrigado, sr. presidente e srs. deputados!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)