Pronunciamento

Neodi Saretta - 071ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/08/2013
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, estimados catarinenses que acompanham esta sessão, já viemos a esta tribuna diversas vezes para falar sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul que foi uma conquista do movimento social e popular de Santa Catarina, do oeste do estado, de parte do Rio Grande do Sul e parte do Paraná. Falamos também sobre a questão de sua expansão, que é a criação de um campus para a cidade de Concórdia.
Nesta tarde não vamos falar especificamente da conquista que foi criar essa universidade, tampouco da expansão, mas, sim, dos resultados, dos sucessos das avaliações dos cursos que foram feitas até o presente momento, até porque quando da luta da criação dessa universidade se ouviam vozes também que questionavam se essa universidade teria qualidade, se seus cursos seriam bons e se seus alunos formados lá seriam profissionais aptos a enfrentarem as dificuldades do dia a dia no mercado de trabalho.
Pois bem, agora saíram as primeiras avaliações. E no caso dos 11 cursos no campus de Chapecó, sete já foram avaliados.
Eu uso agora, dando o devido crédito, as informações produzidas com o auxílio da assessoria da universidade para transmitir o resultado até o presente momento. Perto de comemorar quatro anos, a Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó, somente tem motivos para comemorar, pois dos 11 cursos que o campus de Chapecó possui sete já passaram pela avaliação do MEC e obtiveram notas altas. É importante registrar que a nota de avaliação máxima do MEC vai numa escala até cinco. Portanto, cinco é a nota máxima possível de ser obtida.
Foram avaliados os cursos de Ciências da Computação, Ciências Sociais, Geografia, História, Filosofia e Administração, os quais obtiveram nota quatro, e o curso de Pedagogia que obteve a nota máxima de avaliação, que é cinco. Portanto, dos cursos avaliados a nota variou entre quatro e cinco. Lembrando que cinco é a nota máxima.
A ida dos avaliadores do MEC até a Universidade da Fronteira Sul aconteceu nos meses de maio e agosto deste ano. E foi o momento em que eles puderam avaliar todas as informações repassadas pela instituição e conhecer toda a estrutura disponível, conforme as informações que nós obtivemos na universidade. O próprio diretor acadêmico, professor Antônio de Campos, diz e comenta que as notas altas recebidas demonstram que a Universidade Federal da Fronteira Sul tem cumprido o seu objetivo de oferecer para toda a região cursos com excelente qualidade.
Portanto, faço questão de repercutir esse fato não só porque estivemos no último sábado agora, a convite de um dos cursos, fazendo uma palestra, não só porque também na outra semana mantive mais uma reunião com a direção para tratarmos sobre a expansão, mas principalmente porque acho que essa é uma conquista coletiva, que anima os estudantes que lá estão, anima os que pretendem estudar e anima aqueles que como nós lutaram para que essa universidade fosse criada e satisfizesse aqueles que estavam na dúvida sobre se essa universidade teria qualidade.
Vejo que dos cursos avaliados as notas foram a máxima ou próxima da máxima, quatro ou cinco, lembrando sempre que a nota máxima é cinco. Além disso, mais uma conquista além dessas notas é que o campus de Chapecó comemora os dois cursos de pós- graduação, que já estão em funcionamento. O primeiro implantado foi o mestrado em estudos linguísticos, em 2012, e o segundo implantado foi o de educação, agora, em 2013. Para se ter uma ideia, esse último teve 513 inscrições para preencher as 20 vagas.
Portanto, já é uma conquista também em função dos mestrados que estão sendo ministrados pela universidade. Quanto à conquista das notas de avaliação, quero aqui publicamente parabenizar a todo o conjunto que envolve a universidade. Estamos fazendo por escrito, endereçado à universidade, os nossos cumprimentos por essa conquista que certamente deverá prosseguir quando se fizer a avaliação dos demais cursos que ainda não foram avaliados, de outros cursos que serão implantados e também de novos campi que deverão ser implantados.
Parabenizo, então, toda a equipe da Universidade Federal da Fronteira Sul por essa conquista.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)