Pronunciamento

Neodi Saretta - 068ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/08/2015
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas e estimados catarinenses que acompanham esta sessão, retorno a um assunto que já foi levantado nesta tribuna, e nesta semana estamos também debatendo isso, que diz respeito a essa decisão do cancelamento dos Parajasc, dos jogos escolares paradesportivos de Santa Catarina, e também da Olesc, esse evento importante dos jogos da juventude catarinense.
Surpreendentemente, foi anunciado que haveria o seu cancelamento, e nós nos preocupamos com isso porque sempre há uma preparação para que esses eventos aconteçam, os jovens se preparam muito. Nós sabemos que uma das grandes formas do desenvolvimento da nossa juventude é através do esporte. Tivemos, inclusive, recentemente, os Jogos Pan-Americanos, em que houve um importante desempenho do Brasil. O nosso país se prepara também para sediar o maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas, no próximo ano, e Santa Catarina, no meu entendimento, não pode deixar de realizar esses eventos.
Acompanhei ontem e anteontem a sinalização da Fesporte e do governo no sentido de que podem voltar atrás dessa decisão, e esperamos que de fato isso aconteça. Se precisar haver algum tipo de remodelação, em função da questão de custos e da viabilização, que isso possa ser feito, mas que de fato esses jogos permaneçam.
Nós recebemos com frequência comunicados, além daquilo que está na imprensa, e-mails, relatos de pessoas que nos procuram, até em função de termos aqui o nosso Fórum Parlamentar do Esporte. E todas essas manifestações são no sentido de que se possa achar uma forma de voltar atrás nessa decisão, deputado Jean Leutprecht - e v.exa. tem-se empenhado também nesse assunto.
São dois eventos esportivos escolares importantes, é lá que está a nossa juventude, os nossos talentos, o incentivo e o exemplo, e a não realização desses jogos estanca o processo, inclusive, como disse alguém, de aprimoramento esportivo, rompe um planejamento que é feito por atletas que se preparam para isso por muito tempo. Essas categorias envolvem estudantes de todas as redes do ensino, e às vezes a preparação é feita durante dois ou três anos.
Então, não poderíamos deixar de fazer essa manifestação, e como há essa sinalização de que possam voltar atrás, quem sabe com mais um esforço, mais uma manifestação, isso possa se tornar realidade. E a prova de que esse assunto preocupa é que assim que iniciei a minha fala, diversos parlamentares já se movimentaram em direção aos microfones, certamente também para se posicionarem nessa linha.
O Sr. Deputado Jean Leutprecht - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Eu quero, então, apesar da exiguidade do tempo, ouvir todos, começando pelo deputado Jean Leutprecht, que foi o primeiro a solicitar um aparte.
O Sr. Deputado Jean Leutprecht - Deputado Neodi Saretta, quero apenas corroborar com a sua preocupação. O importante é que todos os deputados desta Casa estão-se mobilizando e sendo cobrados pela sociedade.
Mais uma vez, quero reafirmar a conversa que tive com o governador, na terça-feira, oportunidade em que ele mostrou a melhor das intenções no sentido de realizar esses jogos. Está havendo uma discussão, juntamente com o secretário e o diretor da Fesporte, para que essa situação seja revertida. Como falei na tribuna no dia de ontem, acredito que o governador fará todo o possível para que isso aconteça e que não se deixe mais de seis mil atletas sem essa grande competição. Acredito que a mobilização desta Casa é muito importante.
Parabéns, deputado Neodi Saretta, e continuamos nessa luta!
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Muito obrigado, deputado!
O Sr. Deputado Mário Marcondes - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não!
O Sr. Deputado Mário Marcondes - Deputado Neodi Saretta, ontem eu me manifestei com uma certa indignação nesta Casa por este ocorrido. É um absurdo que tenhamos que pedir reconsideração sobre uma situação dessas!
Então, se há a possibilidade da reconsideração, havia a possibilidade dos jogos serem feitos. O que falta é planejamento. E ao governo do estado o que falta é mandar dinheiro. E não adianta bater na porta da Fesporte e da SOL, se o dinheiro não for para lá para realizar os jogos. É simples: falta vontade e planejamento.
O que fizeram foi um absurdo e mesmo que haja a reconsideração - e esperamos que haja alguém com sã consciência, tanto na secretaria, como no governo do estado, para que, efetivamente, os jogos sejam realizados -, o desgaste do governo já está aí e a não realização desses jogos mostrou uma verdadeira incompetência do governo do estado.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Muito obrigado, deputado Mário Marcondes.
Eu gostaria de dizer que os dois eventos são importantes e que apelamos pela sua realização. Mas quero, de forma muito forte, falar em especial dos Parajasc, os jogos escolares paradesportivos.
Eu acho que, mais do que nunca, temos que pensar na inclusão e os jogos são feitos para isso. Quando fui prefeito de Concórdia, um dos primeiros municípios a realizar as Paraolimpíadas foi este município.
Então, seria extremamente lamentável o estado cancelar esses jogos.
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não!
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - Deputado Neodi Saretta, quero cumprimentá-lo por essa luta que vem fazendo junto a diversos parlamentares. E nós não temos dúvida e toda a nossa bancada está empenhada porque é importantíssimo para Santa Catarina as crianças terem esse momento extraordinário do esporte.
Então, quero me somar a essa luta, junto com v.exa., que é extremamente importante.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Muito obrigado, deputado Dirceu Dresch.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Vou ser bastante rápido, caro deputado Neodi Saretta.
No dia 10 de setembro vamos homenagear os atletas de Santa Catarina que estiveram nos Estados Unidos, nos Jogos Pan-Americanos, e trouxeram medalhas de ouro, prata e bronze.
Então, vejam a importância de valorizarmos os atletas catarinenses.
Por isso, sem dúvida, tenho convicção de que vai dar para reverter esse processo e preparar os jovens para um futuro brilhante, no Rio de Janeiro, em 2016.
O SR. DEPUTADO NEODI SARETTA - Muito obrigado, deputado Manoel Mota.
Eu também tenho certeza de que é possível reverter esse processo, tendo em vista essa ampla mobilização que está havendo da Assembleia Legislativa, de técnicos, de treinadores, de atletas em todo estado de Santa Catarina. Espero que isso resulte, realmente, na retomada dessa decisão e na realização desses dois importantes eventos esportivos em Santa Catarina.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)